DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA PARTICIPAÇÃO DE LICITAÇÕES PÚBLICAS JUNTO ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Djair Picchiai Picchiai, Marta Cybele Carneiro

Resumo


No Brasil, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) vêm ganhando espaço no que diz respeito à parceria com os órgãos públicos. As aquisições de produtos e serviços por órgãos públicos têm significativa representatividade na economia. Estima-se que as compras públicas, nos diversos níveis do governo, movimentam cerca de 10% do PIB - Produto Interno Bruto (BIDERMAN et al., 2008). Levando em consideração que o governo é o maior comprador do país, este estudo tem como objetivo verificar os desafios encontrados pelas MPEs para participação dos processos de licitação, bem como a estratégia utilizada para enfrentar os mesmos. Para se atingir o objetivo geral, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório por meio de estudo de caso, utilizando como instrumentos de pesquisa o roteiro de entrevista aplicado junto a 21 MPEs e Microempreendedores Individuais (MEIs). Os resultados demonstraram que as MPEs e os MEIs utilizam como estratégia, o menor preço para fornecimento em editais de licitação e o principal desafio é manter a prestação de serviço, ou o fornecimento de bens ou mercadorias mesmo com atraso nos pagamentos.


Palavras-chave


administração pública; licitações; micro e pequenas empresas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: