Mestrado em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso: a consolidação de um Programa como centro regional de formação de professores

ELANE CHAVEIRO SOARES, MARCELO PAES DE BARROS

Resumo


Apresentamos dados parciais de uma pesquisa de avaliação realizada pela coordenação do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso, junto aos seus egressos. Nesta etapa, foi enviado um questionário por e-mail contendo sete questões relacionadas ao curso e pós-defesa. Buscou-se informações sobre atuação profissional, a relação com a pesquisa, com a publicação, com o produto educacional desenvolvido, bem como os aprendizados na realização do curso. Neste texto, a discussão ocorreu em torno das três primeiras questões. Preliminarmente, conclui-se pela necessidade de aprofundamento epistemológico, bem como organização de espaços-tempos para o aprimoramento do produto educacional. Sua aplicação no âmbito da escola tem sido quase imediata e à continuidade da formação, pois os egressos estão seguindo para o doutorado.


Palavras-chave


Mestrado Profissional; Produto Educacional; Formação contínua; Pesquisa em Ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: