Mestrado em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso: a consolidação de um Programa como centro regional de formação de professores

Autores

  • ELANE CHAVEIRO SOARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • MARCELO PAES DE BARROS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2018.236353

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, Produto Educacional, Formação contínua, Pesquisa em Ensino.

Resumo

Apresentamos dados parciais de uma pesquisa de avaliação realizada pela coordenação do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso, junto aos seus egressos. Nesta etapa, foi enviado um questionário por e-mail contendo sete questões relacionadas ao curso e pós-defesa. Buscou-se informações sobre atuação profissional, a relação com a pesquisa, com a publicação, com o produto educacional desenvolvido, bem como os aprendizados na realização do curso. Neste texto, a discussão ocorreu em torno das três primeiras questões. Preliminarmente, conclui-se pela necessidade de aprofundamento epistemológico, bem como organização de espaços-tempos para o aprimoramento do produto educacional. Sua aplicação no âmbito da escola tem sido quase imediata e à continuidade da formação, pois os egressos estão seguindo para o doutorado.

Biografia do Autor

ELANE CHAVEIRO SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Prof. Adjunto III do Departamento de Química da UFMT.

Área de Ensino de Química.

MARCELO PAES DE BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Professor do Instituto de Física da UFMT. Coordenador da UAB/UFMT e professor orientador do PPGECN.

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Publicado

2018-12-31