Quais fatores estão mais relacionados com a Satisfação com o Trabalho e o Comprometimento Organizacional no IFPA – Campus Santarém?

Luiz Honorato Silva Junior, Fernanda Regina Nascimento, Maria José Buchalle SILVA, Lucijane Monteiro de Abreu

Resumo


Este trabalho busca evidências a respeito dos fatores que influenciam o comprometimento organizacional e a satisfação no trabalho de servidores do Instituto Federal do Pará, Campus Santarém. Fizeram parte da pesquisa a totalidade dos servidores docentes e técnicos administrativos do referido Campus, totalizando 68 servidores que responderam a aplicação de um questionário. Foram propostos indicadores para mensurar o nível de Comprometimento e Satisfação dos servidores e, em seguida, regressões em Mínimos Quadrados Ordinários com o objetivo de se compreender quais fatores estariam mais relacionados com os coeficientes. Os resultados trouxeram evidências de que os servidores mais satisfeitos são àqueles mais comprometidos com o trabalho e a recíproca também verdadeira. Servidores mais jovens e de menor escolaridade eram aqueles que revelavam menor comprometimento, enquanto que os servidores com maior escolaridade associado a um maior tempo de serviço revelam maior nível de comprometimento. Da mesma maneira, servidores mais velhos revelaram maior satisfação, assim como os técnicos administrativos revelaram maior satisfação que os docentes. Esses resultados podem subsidiar políticas que promovam ações que aperfeiçoem a eficiência da administração pública.


Palavras-chave


Comprometimento organizacional. Satisfação no Trabalho. IFPA.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: