AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONCESSÃO DE AEROPORTOS NA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS QUANTO À INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA, ÀS COMPANHIAS AÉREAS, AO TRANSPORTE PÚBLICO E À SATISFAÇÃO GERAL

Kalina Maria Donato de Araújo Sales, Luiz Honorato Silva Junior

Resumo


O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da concessão de aeroportos na percepção de satisfação dos passageiros relacionado à infraestrutura aeroportuária, às companhias aéreas, ao transporte público e à satisfação geral dos usuários. A hipótese inicial é que a concessão pública funcionaria como uma forma de tratamento no intuito de melhorar a prestação de serviços. Para viabilizar a referida pesquisa foram criados dois grupos. O grupo de tratamento é composto pelos aeroportos de Natal/RN, Guarulhos/SP, Campinas/SP, Brasília/DF, Confins/MG e Galeão/RJ, enquanto que o grupo de controle é composto pelos aeroportos de Fortaleza/CE, Salvador/BA, Recife/PE, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Santos Dumont/RJ, Congonhas/SP, Manaus/AM e Cuiabá/MT. A partir do método diferenças-em-diferenças, verifica-se que a gestão privada tem se mostrado eficiente no aumento dos indicadores de satisfação dos passageiros quando comparados com os aeroportos não concedidos no mesmo período.


Palavras-chave


avaliação de impacto, política pública, concessão de aeroportos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: