Avanços e iniciativas na comunicação pela lente web 2.0 para a Lei de Acesso à Informação no Brasil

Simone Maria da Silva Lima, Jairo Simião Dornelas

Resumo


Este artigo objetiva analisar a disponibilização de ferramentas de comunicação e interatividade, a partir da aplicação da Lei Federal 12.527 de 2011, conhecida como a lei de acesso à informação (LAI) no Brasil. A utilização da Internet passou a ser um canal obrigatório de comunicação e às instituições públicas precisam realizar ações de adequação à lei, bem como a integração com contexto ainda crescente da web 2.0. De acordo com os resultados deste estudo, a opção de compartilhamento das informações nas redes sociais ainda é pouco disponibilizada. O uso do chat para tirar dúvidas em tempo real não foi verificado em nenhum dos portais pesquisados, no entanto a maioria dos portais disponibiliza um formulário de fale conosco ou um email para contato. Os cidadãos passam a ter novas opções de acesso, no entanto, à questão da interatividade ainda tem muitas oportunidades de melhorias.


Palavras-chave


Lei de Acesso à Informação. Web 2.0. Comunicação e Interatividade.

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

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