AÇÕES DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NA PRÓ-REITORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA

Thamirys de Sousa Correia, Ingrid Laís de Sena Costa, Simone Bastos Paiva

Resumo


O estudo teve como objetivo principal analisar as ações de gestão da informação e do conhecimento (GIC) que são identificadas na Pró-Reitoria de Contabilidade e Finanças de uma instituição de ensino superior pública, da Paraíba, bem como verificar se os processos de Gestão da Informação e do conhecimento (GIC) fluem de forma satisfatória. Para tanto, foi realizada uma discussão teórica acerca da Gestão da Informação e Conhecimento, bem como dos estudos correlatos no setor contábil. Como metodologia, pesquisa apoiou-se na metodologia de Gestão do Conhecimento desenvolvido por Bukowitz e Williams (2002), na qual foram aplicados questionários a cinco profissionais Contadores. Como resultados, foi verificado que quanto as sete categorias destacadas, cinco evidenciaram um nível de concordância maior que 50%, ou seja, é possível constatar uma certa consciência dos participantes do estudo no que tange aos fatores relevantes de uma boa Gestão do Conhecimento, e sua aplicação na instituição de ensino superior analisada. No entanto, as categorias Utilize e Aprenda apresentaram um percentual que não satisfaz a uma organização que examina suas bases de conhecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: