Serviço de Informação ao Cidadão (E-SIC) nas Universidades do Nordeste

Sueny Gomes Léda Araújo, Christiane Gomes Santos, Rafaela Romaniuc Batista, Isaac Newton Cesarino da Nóbrega Alves

Resumo


Objetiva verificar como as Universidades Federais do Nordeste estão se comportando diante da lei de acesso à informação, a partir da implantação do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Nesse contexto, pretende responder ao questionamento: como as Universidades Federais do Nordeste estão utilizando o Serviço de Informação ao Cidadão - SIC? A justificativa da escolha do tema se dá, principalmente, no que tange à melhoria do processo comunicacional entre as Universidades Federais e a Sociedade, e na importância de se fornecer informação para quem realmente precisa. Esta pesquisa é cunho exploratório-descritivo, abordagem quali-quantitativa e questionário eletrônico como instrumento de coleta de dados, com perguntas abertas enviadas por meio do sistema e-SIC. Em nossa pesquisa, identificamos poucas universidades preocupadas com a capacitação dos seus servidores quanto à lei de acesso à informação, além de poucas solicitações realizadas pela sociedade, o que contribui para dificultar o acesso aos documentos e informações de interesse da coletividade.

 


Palavras-chave


Informação, Universidades, e-SIC.

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

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