Comportamento informacional dos jovens no Facebook: um estudo no Projeto Criança Esperança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2018.245228

Palavras-chave:

Comportamento Informacional, Redes Sociais, Facebook, Juventude, Segurança da Informação

Resumo

Acessar uma rede social faz parte da rotina de jovens usuários que passam a maior parte do tempo conectados. O objetivo da pesquisa é investigar o comportamento informacional de jovens atendidos pelo projeto Espaço Criança Esperança no Facebook. O Facebook é um site de rede social que possibilita a comunicação, a troca de informações e a partilha de conhecimento e é uma das mais acessadas no mundo.  A pesquisa foi realizada junto a 56 jovens, na faixa etária de 15 a 18 anos, em Belo Horizonte. Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões que abordam as formas de acesso, preferências de uso e segurança da informação. Constatou-se que os jovens entrevistados tendem a se aproximar do perfil dos jovens da geração N-Gen pela maneira como usam o Facebook para emitir opiniões, compartilhar ideias, entender o mundo e isso é feito com muita frequência. Desta maneira confirma-se o entendimento do site de rede social como um mecanismo de fortalecimentos dos laços sociais dos jovens. Percebe-se também a construção da identidade e da subjetividade por meio da exposição no site da rede social, ressalvando-se que a falta de conhecimento do jovem usuário em relação a requisitos básicos de segurança pode colocá-lo em situações de risco.

Biografia do Autor

Thais Dallariva Nascimento, PUC Minas

Graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas.

Adriane Maria Arantes Carvalho, PUC Minas

Doutora em Ciência da Informação. Professora do Departamento de Administração do Instituto de Ciências Gerenciais da PUC Minas

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Publicado

2020-05-20