Comportamento informacional dos jovens no Facebook: um estudo no Projeto Criança Esperança

Thais Dallariva Nascimento, Adriane Maria Arantes Carvalho

Resumo


Acessar uma rede social faz parte da rotina de jovens usuários que passam a maior parte do tempo conectados. O objetivo da pesquisa é investigar o comportamento informacional de jovens atendidos pelo projeto Espaço Criança Esperança no Facebook. O Facebook é um site de rede social que possibilita a comunicação, a troca de informações e a partilha de conhecimento e é uma das mais acessadas no mundo.  A pesquisa foi realizada junto a 56 jovens, na faixa etária de 15 a 18 anos, em Belo Horizonte. Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões que abordam as formas de acesso, preferências de uso e segurança da informação. Constatou-se que os jovens entrevistados tendem a se aproximar do perfil dos jovens da geração N-Gen pela maneira como usam o Facebook para emitir opiniões, compartilhar ideias, entender o mundo e isso é feito com muita frequência. Desta maneira confirma-se o entendimento do site de rede social como um mecanismo de fortalecimentos dos laços sociais dos jovens. Percebe-se também a construção da identidade e da subjetividade por meio da exposição no site da rede social, ressalvando-se que a falta de conhecimento do jovem usuário em relação a requisitos básicos de segurança pode colocá-lo em situações de risco.

Palavras-chave


Comportamento Informacional;Redes Sociais;Facebook;Juventude;Segurança da Informação

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

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