Avaliação do nível de abertura de dados do governo de Pernambuco a partir da metodologia empregada no Índice de Dados Abertos

Elton Rodolfo Assunção da Silva

Resumo


Dados abertos governamentais contribuem para o fortalecimento da transparência e do controle social e estimulam o desenvolvimento de soluções inovadoras para as demandas sociais. Com vistas a avaliar o nível de abertura de dados governamentais em Pernambuco foi realizada uma busca na Internet por dados publicados pelos órgãos e entidades do Governo do Estado, orientada pela metodologia empregada na construção do Índice de Dados Abertos para Cidades. Apesar dos resultados evidenciarem o baixo nível de publicação de dados abertos pelo governo do estado, foram encontrados conjuntos disponíveis para a maioria das categorias trabalhadas, sugerindo que o governo já produz e mantém as informações, mas não as publica em formato realmente aberto.

Palavras-chave


Dados abertos governamentais; governo aberto; política pública; tecnologias da informação e comunicação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: