O COMPORTAMENTO DAS MARCENARIAS NO TOCANTE AO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE NO CONTEXTO INOVAÇÃO

Richard Medeiros de Araújo, Mariana Galvão

Resumo


Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar o setor de marcenarias da cidade de Parnamirim/RN , e avaliar como as organizações estavam utilizando as ferramentas do marketing, no contexto da inovação. A pesquisa foi elaborada através de análise quali-quanti com dez empresas do referido segmento, atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação no estado do Rio Grande do Norte. Utilizou-se ainda as Dimensões que compõem o Radar da Inovação, sendo possível avaliar o grau de inovação das empresas. Através desta pesquisa, que mantém o foco na Dimensão Relacionamento, que analisa a empresa em relação a seus clientes, foi possível verificar ainda alguns aspectos como o fato de que os gestores têm conhecimento bem pouco aprofundado da importância do marketing para gerar em seus clientes a necessidade de consumo de seus produtos e para atraí-los. O marketing, não como um todo, mas boa parte tem sido colocado em um “terceiro” plano; alguns gestores por falta de conhecimento supõem que é caro, ou associam a pura propaganda, e esta visão limitada tem dificultado a propagação do uso das ferramentas do marketing, inclusive a gestão do relacionamento. O que foi observado é que a falta do interesse dos gestores em conhecer sobre a gestão do marketing têm sido uma das causas deste problema. Os gestores estão começando a despertar para a importância do uso das ferramentas do marketing como meio para a inovação, mas ainda de forma incipiente.


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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

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