REDUÇÃO DE CUSTOS E MELHORIA DOS PADRÕES DE GESTÃO COM A UTILIZAÇÃO DE FICHAS TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO PARA PADRONIZAÇÃO DA MONTAGEM DE REFEIÇÕES EM UNIDADES HOSPITALARES

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz et al

Resumo


Introdução: A Ficha Técnica de Preparação é um instrumento gerencial de apoio operacional que estabelece fórmulas e padrões para produção de receitas em quantidade e qualidade específica para uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Objetivo: Verificar a eficácia da utilização das fichas técnicas de preparação para a padronização de receitas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Método: Análise observacional de cinco receitas servidas, por meio de comparação das preparações produzidas com e sem as fichas técnicas em relação às características organolépticas. Conclusão: As não conformidades observadas nas receitas conduzidas sem as fichas técnicas de preparação mostraram a necessidade da utilização de um instrumento que seja de fácil acesso e entendimento, bem como de garantia do padrão de qualidade para um estabelecimento que se presta aos serviços de alimentação.


Texto completo:

PDF

Referências


VALENTE, F. Do combate à Fome à Segurança Alimentar e Nutricional: o Direito à Alimentação adequada. Rev. Nutr., Campinas, v. 10, n.1, p. 20-36, 1997.

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa et al. Qualidade Nutricional e Sensorial na produção de refeições. Florianópolis: UFSC, 2005.

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa; MATOS, C.H.Condições de trabalho e saúde na produção de refeições em creches municipais de Florianópolis. Rev. Ciênc. Saúde, v. 15, p. 1-2, 1996.

AKUTSU, Rita de Cassia Coelho de Almeida et al. A ficha técnica de preparação como instrumento de qualidade na produção de refeições. Rev. Nutr., Campinas, v. 18, n. 2, p. 277-279, 2005.

VASCONCELLOS, Fernanda et al. Menu - Como Montar um Cardápio Eficiente. São Paulo: Rocca, 2002.

KINTON, Raul et al. Enciclopédia de Serviço de Alimentação. São Paulo: Varela, 1998.

PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa;CAVALLI, Suzi Barletto; BORJES, Lúcia Chaise. Proposta de classificação de vegetais considerando características nutricionais, sensoriais e de técnicas de preparação. Rev. Nutr., Campinas, v. 23, n. 4, p. 645-654, 2010.

BARROS, Raianne Motoshima; GARCIA, Paloma Popov; ALMEIDA, Simone Gonçalves. Análise e Elaboração dos Fatores de Correção e Cocção de Alimentos. Anuário da Produção de Iniciação Científica Discentes. v. 13, n. 16, 2010.

MECHI, Rodrigo; CANIATTI-BRAZACA, Solange G; ARTHUR, Valter. Avaliação Química, Nutricional e Fatores Antinutricionais do Feijão Preto (Phaseolus vulgaris L.) Irradiado. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, v. 25, n. 1, p.109-114, 2005.

ORNELLAS, Lieselotte Hoeschl. Técnica Dietética. Seleção e preparo de alimentos. São Paulo: Atheneu, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: