A APRENDIZAGEM DE GERENTES EM AMBIENTES DE TRABALHO CADA VEZ MAIS COMPETITIVOS

Tarcilene Freitas, Vanessa Pedrosa

Resumo


O presente ensaio teórico tem por objetivo promover a discussão da aprendizagem de gerentes em ambientes de trabalho cada vez mais competitivos, acerca da perspectiva da aprendizagem pela experiência.  O trabalho justifica-se pela relevância de abordar as mudanças de comportamentos frente ao fenômeno estudado, levando em consideração a aprendizagem continuada e situada. Os procedimentos metodológicos utilizados ancoram-se no estudo de artigos seminais e do estado da arte, com objetivo exploratório, tipo da pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa. Apresentam-se nas discussões da aprendizagem pela experiência convergências e divergências no processo de aquisição de conhecimento do praticante da estratégia.


Texto completo:

PDF

Referências


DEWEY, J. Experience and education. The Kappa Delta Pi Lecture Series, 1938.

DIDIER ,Juliana; LUCENA,Eduardo. Aprendizagem de Praticantes da Estratégia: Contribuições da Aprendizagem Situada e da Aprendizagem pela Experiência. O&S - v.15 - n.44 - Janeiro/Março – 2008.

GHERARDI, S.; NICOLINI, D.; ODELLA, F. Toward a social understanding of how people learn in organizations. Management Learning, v. 29, n. 3, p. 273-297, 1998.

GHOSHAL, S.; BARTLETT, C. Linking organizational context and managerial action: the dimensions of quality of managemente. Strategic Management Journal, v. 15, p.91 – 112, Summer, 1994.

HALES, C. P. What Do Managers Do? A critical review of the evidences. Jornal of Management Studies. 23:1 January, 1986.

KOLB, D.A. Management and the learning process. California Management Review, v. 18, n.3, p. 21-31, Spring, 1976.

LUCENA, E. A. Como executivos de pequenas empresas varejistas aprendem? Anais do 30º Encontro da EnANPAD 2006, 16p. Salvador/Ba

MERRIAM, S.; CAFFARELLA, R. Learning in adulthood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass. 2. ed. 1999.

MEZIROW, J. Transformative dimensions of adult learning. San Francisco: Jossey-Bass,

MINTZBERG, H. Trabalho do executivo: o folclore e o fato. In: Coleção Harvard de Administração. São Paulo: Nova Cultural, 1986. v. 3, p. 5-37.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: