“COMO OS ANJOS NO CÉU”: A CASTIDADE COMO PROJETO SOCIAL
Schlagworte:
catolicismo, castidade, sexualidade, Catholicism, chastity, sexualityAbstract
Resumo
A doutrina oficial católica foi composta ao longo dos séculos em consonância com uma ética sexual que lhe forneceu contornos específicos e teve defensores como Jerônimo, Agostinho e Tomás de Aquino. Da mistura de influências pré-cristãs, vindas, por exemplo, de filósofos gregos, estóicos e gnósticos, com os conceitos de “carne” e “espírito” configurou-se um pessimismo relativo ao ato sexual que produziu frutos como o celibato sacerdotal e a percepção do matrimônio enquanto um “remédio para a concupiscência”. Deste modo, o presente artigo visa, através de uma revisão bibliográfica, expor os possíveis caminhos da construção desta postura de suma incompatibilidade entre uma teórica pureza espiritual e a prática sexual.
Palavras-chave: catolicismo, castidade, sexualidade.
Abstract
Official catholic doctrine has been constituted for centuries according to certain sexual ethics that confered to it peculiar traits, defended by eminent writers such as Jerome, Augustin and Thomas of Aquino. Mixing pre-christian influences from greek philosophers, stoics and gnotics, around such concepts as “flesh” and “spirit”, emerged a pessimisic stance as to sexuality, which produced both sacerdotal celibacy and the perception of marriage as a “remedy against concupiscence”. Thus, through bibliographic review, this article aims at exposing possible itineraries in the construction of such attitude of extreme incompatibility between a theory of spiritual purity and sexual practice.
Keywords: Catholicism; chastity; sexuality.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.