A Representação dos mongóis em Alexander Nevsky, de Sergei Eisenstein

Authors

  • José Mateus Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Keywords:

Representação fílmica dos Mongóis, Sergei M. Eisenstein, História da Rússia. // Filmic representation of the Mongols, Russian History.

Abstract

O seguinte artigo pretendeu abordar o filme propagandístico Alexander Nevsky, 1938, do aclamado cineasta soviético Sergei M. Eisenstein, buscando analisar como os mongóis foram representados e quais as implicações dessas para uma compreensão mais profunda da obra. Partindo dos complexos cenários (URSS frente a uma guerra que estava por vir e a Rus medieval atacada por cavaleiros germânicos e sob o que se consagrou na historiografia enquanto O Jugo Mongol) que entram em contato através da película, buscou-se compreender quais as influências que uma nação que se preparava para a guerra teve sobre a construção de uma narrativa cinematográfica do passado.

The following article intends to address the film Alexander Nevsky, 1938, by acclaimed soviet filmmaker Sergei M. Eisenstein, seeking to analyze how the Mongols were represented, and what its implications for a deeper understanding of the work. Starting for the complex scenarios (USSR facing a war that was to come and the medieval Rus attacked by the Germanic knights and under what was consecrated in the historiography as The Mongol Yoke), seeking to understand what options a nation preparing for war made as far as the construction of a cinematic narrative of the past was concerned.

Author Biography

José Mateus Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciando em História pelo Departamento de História da Univerdidade Federeal de Pernambuco, com estudos sobre História Ambiental e Estudos dos Mongóis.

References

ALEXANDER NESVKY (filme). Sergei Eisenstein. 1938. 112 min. son. P&B. 35mm.

The Chronicle of Novgorod 1016-1471. Traduzido do russo por Robert Mitchel e Nevill Forbes. Londres: London Offices of the Society, 1914.

DICKIE, Iain. Peipus, 1242. In: Batalhas Medievais 1000-1500: Conflitos que marcaram uma época e mudaram a história do mundo. Tradução de Roger Maioli dos Santos. São Paulo: M.Books do Brasil, 2009, p. 98-107.

EISENSTEIN, Sergei. Memórias Imorais: Uma autobiografia. Tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

EISENSTEIN, Sergei. O Sentido do Filme. Tradução de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

FERRO, Marc. Cinema e História. Tradução de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GROUSSET, René. The Empire of the Steppes. A History of the Central Asia. Tradução do francês de Naomi Walford. New Jersey: Rutgers University Press, 1970.

HARTOG, Leo de. Russia and the Mongol Yoke. The history of the Russian principalities and the Golden Horde, 1221-1502. Londres: British Academic Press, 1996.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX 1914-1991. Tradução de Marcos Santarrita. 2ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, p. 144-197.

LÓPEZ, Lidia. Propaganda y música en el contexto de la Unión Soviética en el período stalinista: El caso de la película Alexander Nevsky. In: Artes La Revista. Médellin: Faculdade de Artes/ Universidade de Antioquia, vol. 9/ n. 16, dez. 2010, pp. 64-75.

LOWKE, Russell J. Alexander Nevsky: “Comrade Alexander”. 15 jan. 2002. Disponível em: <http://www.lowkemedia.com/essays/Comrade%20Alexander.pdf>. Acessado em: 13 dez. 2017.

MAXIMICK, Katherine A. The Scourge of God: The (in) Visibility of Mongols in Russian History and Memory. In: Preteritus: A Graduate History Journal. Victoria: University of Victoria, Vol. 1/ Autumn, 2009, pp 14-22. Disponível em: <https://journals.uvic.ca/index.php/ghr/article/view/139>. Acessado em: 15 dez. 2017.

MORETTIN, E. O Cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: História, Questões & Debates. Curitiba: História/ UFPR, n.20/38, jan./jun. 2003, pp. 11-42.

NAPOLITANO, Marcos. A História depois do papel. In: Fontes Históricas. 3ª edição. São Paulo: Contexto, 2015, p. 235-289.

NICOLLE, David. Lake Peipus – 1242: The Batttle of the Ice. Londres: Osprey, 1996.

PHILLIPS, E. D. Os Mongóis [1969]. Tradução de Rodrigo Machado. Lisboa: Editorial Verbo, 1971.

PICKOVÁ, Dana. The Golden Horde and the Eastern “choice” of Alexander Nevsky. In: The Czech Lands in the Midst of Europe in the Past and Today. Prague. Disponível em: <http://usd.ff.cuni.cz/?q=system/files/pickov%C3%A1.pdf>. Acessado em: 10 dez. 2017.

SEWARD, Desmond. The Monks of War: The Military Religious Orders. 2ª Edição. Londres: Penguin Publishes, 1995. Cap. 5, pp. 95-109.

VALIM, Alexandre Busko. Cinema e história. In: Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, pp. 283-300.

WILLIAMS, Dee Mac. Beyond Great Walls: Enviroment, Identity, and Developmente on the Chinese grasslands of Inner Mongolia. Stanford: Stanford University Press, 2002. Cap. 4, pp. 61-79.

WOLL, Josephine. Images of power and the power of images: Eisenstein’s Alexander Nevsky. Disponível em: http://www.cas.miamioh.edu/havighurstcenter/papers/Woll.pdf. Acessado em: 13 dez. 2017.

Published

2018-07-19