A CANÇÃO DE ROLANDO E O CÍCLO DA CANA-DE-AÇÚCAR: DOS USOS DA LITERATURA NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA OFICIAL
Resumen
Resumo
A literatura dialoga com a história de diversas maneiras. Está presente, às vezes com força, como fonte de identidade. Este uso peculiar pode ser investigado por meio de um exercício comparativo entre duas obras famosas, a Canção de Rolando e o Ciclo da Cana-de-Açúcar de José Lins do Rego, ambas oferecidas como leitura no âmbito escolar.
Palavras-chave: História e literatura; identidade; ensino da história.
Abstract
In many ways may literature dialogue with history. It is sometimes present as source of identity. This peculiar use might be investigated through a comparative approach of two famous works: Song of Roland and the Sugar Cane Cycle by José Lins do Rego, both offered as formative reading in schools.
Keywords: History and literature; identity; teaching history.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.