Teatro de cultura popular na pauta: a recepção da prática teatral do TCP na imprensa do início dos anos 1960
Résumé
Tomando como norteadoras as reflexões de Raymond Williams sobre a obra de arte – onde esta é vista como uma prática cuja recepção possui um caráter ativo, sujeito às transformações das convenções sociais – este artigo se propõe a analisar as práticas teatrais desenvolvidas pelo Teatro de Cultura Popular (TCP) do Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, entre os anos de 1960 e 1964. Além de explorar manifestações culturais populares, o TCP se propôs a tratar de temáticas como o latifúndio, a exploração do camponês e do operário e o analfabetismo. Não obstante, também investigamos as representações estabelecidas acerca do TCP a partir da recepção dada pelos críticos teatrais da imprensa do período ao projeto teatral desenvolvido pelo grupo.Téléchargements
Publié-e
2014-12-01
Numéro
Rubrique
Dossiê
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.