Uma introdução ao retorno da legitimidade de Confúcio na república popular da China.

Auteurs-es

  • Daniel Tiago de Vasconcelos Universidade Federal de Pernabuco

Mots-clés :

Novo Confucianismo, Sinização e Ocidentalização, Ativismo Neoconfuciano. // Confucianism, Sinization and Westernization, Neoconfucian Activism.

Résumé

Autores ocidentais chamam atenção para uma grande diversidade de formas de ativismo, expressões religiosas, práticas pedagógicas alternativas e, mesmo a ação do Estado em defesa de concepções tradicionais associadas ao confucianismo, principalmente após a morte de Mao Zedong em 1976. Este trabalho tenta articular o atual fenômeno conhecido como ‘confuncian revival’, com alguns marcos e processos históricos anteriores, demonstrando as variações de defesa e crítica do confucianismo bem como da aceitação ou não da imposição de ideias e estruturas sociais estrangeiras pelos chineses.

Western scholars call attention to a wide variety of activisms, religious expressions, alternative pedagogical practices, and even state actions in defense of traditional conceptions associated with confucianism, especially after Mao Zedong's death in 1976. This paper attempts to articulate the current phenomenon known as 'confucian revival', with some milestones and previous historical processes, demonstrating the variations of defense and criticism of confucianism, as well the acceptance or non-acceptance of the imposition of foreign social ideas and structures by the Chinese.

Références

ABUD, Katia Maria. A guardiã das tradições: a História e seu código curricular. Educar em Revista. Curutiba: Editora UFPR. N 42. pp. 163-171, 2011.

AI, Jiawen. The Refuntioning of Confucianism: The Mainland Chinise Intellectual Response to Confucianism since the 1980s. In: Issues & Studies. Vol. 44. N°2, 2008. pp. 29-78.

AI, Jiawen. Two Sides of One Coin: The Party’s Attitude Toward Confucianism in Contemporary China. In: The Journal of Contemporary China. 18, 61, 2009. pp. 689-701.

BAI, Tongdong. China - The Political Philosophy of the Middle Kingdom. Zed Books, 2012.

BILLIOUD, Sébastie. THORAVAL, Joel. The Sage and the people: the Confucian revival in China. New York: Oxford University Press, 2015.

BOER, ROLAND. Confucious and Chairmain Mao: Towards a Study of Religion in Chinise Marxism. In: Crisis and Critique. 2015 p.36-55. Acesso em 10, Dezembro de 2017. Disponível em: <http://crisiscritique.org/uploads-new/BOER.pdf>.

BUENO, André. Compreendendo o “Novo Confucionismo”: a possível transição do marxismo para o confucionismo na China Contemporânea. In: Revista Mundo Antigo. Ano I, Vol I, Junho de 2012. pp.125-138.

CHENG, Anne. História do pensamento chinês. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2008.

FAIRBANK, John King. GOLDMAN, Merle. China: uma nova história. Tradução de Marisa Motta. 3ª Ed; Porto Alegre: L&PM, 2008.

FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Tradução de Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

GAN, Xiao. Kǒng Lǎo èr Zuì'è de yīshēng. Ilustrações de Gu Bingxin e He Youzi.

Shanghai: Shanghai Renmin, 1974.

HUNNUM, Emily. C. Education in The Reform Era. Cambridge University Press, 2008.

LEVI, Nicolas. The Impact of Confucianism in South Korea and Japan. In: Acta Asiatica Varsoviensia. Varsóvia: Institute of Mediterranean and Oriental Cultures. N 26 . pp. 7-16. 2013.

MAKEHAM, John (org). Neo Confucianism: a Critical Examination. Nova York: Palgrave Macmillan, 2003.

MIGNOLO, Walter. Retos Decoloniales, Hoy. In: BORSANI, María Eugenia, QUINTERO, Pablo (orgs.). Los desafios decoloniales de nuestros días: pensar colectivo. Neuquén: EDUCO - Universidade Nacional Del Comahue, 2014. pp. 23-46.

OWNBY, David. Kang Xiaoguang: Social Science, Civil Society, and Confucian Religion. In: China Perspectives: Religious Reconfigurations in the People's Republic of

China. N° 4, 2009. pp.101-111.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. pp. 116-142.

SILVA, Rodrigo Luiz Medeiro da. Capitalismo, confucionismo e teoria weberiana: reflexões empíricas sobre o caso sul-coreano. In: Tempo Social: revista de sociologia da USP. São Paulo: Scielo. Vol. 28. N1. pp.179-202. 2015. Acesso em: 01 de Dezembro de 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/299356242_Capitalismo_Confucionismo_e_Teoria_Weberiana_Reflexoes_empiricas_sobre_o_caso_sul-coreano>.

SOMMER, Deborah A. “Images for Iconoclasts: Images of Confucius in the Cultural

Revolution”. In: East-West Connections: Review of Asian Studies Vol 7.1, 2007. p. 1-23.

SPENCE, Jonathan D. Em Busca da China Moderna: Quatro séculos de história. Tradução de Tomás Rosa Bueno e Pedro Maria Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

TU, Wei-ming. Cultural China: The Periphery as the Center. In: Daedalus. Research Library, N. 120, 1991; 120. pp 1-32.

VIGGIANI, Tatiana S.. Desenvolvimento da República Popular da China: O Novo Confucionismo e as mudanças na educação à partir das reformas implementadas por Deng Xiaoping.. In: XIII Semana de Relações Internacionais da Unesp: Cultura e Direitos Humanos nas Relações Internacionais, 2015, Marília. Anais da XIII Semana de Relações Internacionais da Unesp, 2015. v. 1.

WANG, Xiufang. Education In China Since 1976. Jefferson: Library of Congress, 2003.

WORSMAN, Richard. Tradition, Modernity ad the Confucian Revival: An Introduction and Literature Review of New Confucian Activism. History Honors Papers. 14, 2012.

ZHANG, Tong; SCHWARTZ, Barry. Confucius and the Cultural Revolution: A Study in Collective Memory. In: International Journal of Politics, Culture and Society. Vol 11, n°. 2, 1997. p.189-212.

Téléchargements

Publié-e

2018-07-19