Processos de trabalhadores da agroindústria açucareira na junta de conciliação e julgamento de Jaboatão/PE 1963 a 1965
Parole chiave:
trabalhador rural, leis trabalhistas, Golpe MilitarAbstract
Resumo
O presente artigo analisa as relações de trabalho no setor de produção açucareira de Jaboatão dos Guararapes no período posterior à promulgação do Estatuto do Trabalhador Rural (março de 1963) e o Golpe Militar de 1964. Para tanto, a documentação da Junta de Conciliação e Julgamento daquele município aparece como suporte para possibilitar uma compreensão do que foi a conquista dos trabalhadores rurais de uma lei que regulamentou o trabalho no campo. Todavia, a perspectiva de mudança se mostrou distante na medida em que houve resistência dos patrões às leis trabalhistas e a mudança de regime político no país atravancou os movimentos sociais.
Palavras-chave: trabalhador rural; leis trabalhistas; Golpe Militar.
Abstract
This article analyses labor relations in the sugar mills of Jaboatão dos Guararapes and employers’ behavior after passage of the Estatuto do Trabalhador Rural (Rural Laborer Statute) in March 1963 and after the military coup of 1964. Case files from that municipality’s Junta de Conciliação e Julgamento (local labor court) are used to develop a deeper understanding of rural workers and the benefits they gained from a law that regulates rural labor relations and, at the same time, establishes an area for confrontations between employers and workers. However, the “perspective of change” was mitigated by the reality of major resistance from employers to the labor laws and the new political regime’s repression of social movements.
Keywords: rural workers; labor laws; Military Coup.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.