Além dos Alimentos Funcionais e Fitness: Desinformação e dieta sob viés emocional

Solon Bevilacqua, Fernanda Rodrigues Silva, Claudia Soares Silva

Resumo


Este quase experimento pesquisou as escolhas do consumidor praticante frequente de atividade física no consumo de alimentos funcionais e fitness. Neste experimento natural foi testada a hipótese de que há associação entre os objetivos almejados com uma alimentação suplementar esportiva e a escolha de algumas cestas de produtos. Em três fases (I, II e III), foi questionado o objetivo da alimentação e as escolhas acerca de produtos organizados em opções não identificadas. (I) as cestas “emagrecer”, “ganho de massa muscular” e “saúde e bem-estar” não encontraram correspondência frente aos objetivos já declarados. (II) as cestas light, diet, orgânicos e integrais encontraram correspondência parcial na relação com o objetivo: os produtos light e orgânico foram relacionados com objetivos que não correspondiam as suas propriedades. (III) as cestas com 16 produtos foram apresentadas com preço e sem preço. Verificou-se que há fortes evidências para a refutação da hipótese de pesquisa, visto que os participantes da pesquisa não alinharam seus objetivos nutricionais com suas escolhas, suscitando um olhar para efeitos de viés emocional e desinformação.


Palavras-chave


Alimentação suplementar; Desinformação; Atividade esportiva; Alimentos Funcionais; Alimentos Fitness

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CBR - Consumer Behavior Review

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

  RePEc Ideas

Flag Counter

Consumer Behavior Review - eISSN: 2526-7884

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License