Influência dos Pares nas Práticas de Consumo: Análise do grupo de referência no Filme Meninas Malvadas

Larissa Pereira Alexandria de Moura, Fábio Francisco de Araujo

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar como a influência dos grupos de referência e o poder social que estes exercem, impactam as práticas de consumo e a adequação da identidade dos indivíduos, a partir do filme Meninas Malvadas. Este artigo adotou o método de análise qualitativo de imagens em movimento, realizando-se uma descrição do filme nas sequências (unidades narrativas) e, por fim, uma análise de conteúdo. A partir dessa análise, foi possível demarcar as tipologias referente ao poder social dos personagens estudados como poder coercitivo, poder de recompensa, poder de legítima reciprocidade e poder de informação. Os resultados apontam para a discussão do poder social como um instrumento útil aos membros de uma sociedade, buscando fazer com que os efeitos de um ambiente segregado de alta competitividade sejam mitigados e, assim, buscar o equilíbrio entre quem são e a influência dos grupos que pertencem.


Palavras-chave


Comportamento do Consumidor; Grupos de Referência; Poder Social; Identidade Social.

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