Valores Humanos no Consumo Colaborativo: Uma aplicação utilizando a abordagem funcionalista de Gouveia (2003)

Miriam Leite Farias, Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, João Henriques de Sousa Júnior, Luana Alexandre Silva

Resumo


A temática do consumo colaborativo tem ganhado popularidade nos últimos anos não apenas na academia, mas também na sociedade. Assim, as atitudes em relação ao consumo têm mudado, mas pouco ainda se discute na literatura sobre a influência dos valores nesse tipo de consumo. Dessa forma, essa pesquisa objetivou identificar os valores humanos, a partir da teoria funcionalista de Gouveia (2003), de consumidores que se engajam em uma atividade de consumo colaborativo. Para isso, realizou-se um survey online com 208 usuários da plataforma de hospedagem Airbnb, sendo os dados analisados a partir da estatística descritiva. Os resultados apontam que as subfunções de Existência, Suprapessoal e Interação foram as mais endossadas pelos respondentes. Estes resultados apresentam contribuição inédita no entendimento dos valores humanos no contexto do consumo colaborativo e podem implicar em novas práticas para empresas como a criação de ações publicitárias mais específicas ao público deste tipo de consumo.


Palavras-chave


Consumo colaborativo; Valores humanos; Teoria Funcionalista; Airbnb.

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DOI: https://doi.org/10.51359/2526-7884.2021.244735

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