Influência dos Selos Verdes no Comportamento do Consumidor

Tais Pasquotto Andreoli, Suelen Francine Oliveira Santos, Ana Paula Frias Rodrigues, Tatiana Carneiro Silva

Resumo


O trabalho teve como objetivo analisar a influência da prática de selos verdes no comportamento dos consumidores. Procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando na discussão acerca do marketing societal, sua origem e evolução, discorrendo também sobre o marketing verde, seu conceito e sua importância, adentrando-se na temática da prática de selos verdes. Tendo a literatura como suporte, adotou-se metodologicamente uma abordagem quantitativa, realizada por meio de dois levantamentos quantitativos (surveys), o primeiro que analisou três produtos com o mesmo selo verde exposto, em conjunto (n=316), e o segundo que os analisou isoladamente (n=69), comparando-os posteriormente. Foi possível verificar certa ambiguidade dos respondentes acerca da prática de selos verdes, de um lado valorizando-a como diferencial competitivo, mas, de outro, reconhecendo a falta de percepção e preocupação dos consumidores sobre isso.


Palavras-chave


Marketing societal; Marketing verde; Selos verdes; Comportamento do consumidor.

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