“Então é Natal, e o que você fez?” Um estudo sobre o impacto das ativações promocionais na compra de panetones

Sibele Dias de Aquino, Alice Amigo, Anne Zehoul

Resumo


Em um contexto comercial amplamente diverso, compreender como as ativações promocionais no varejo impactam as decisões de compra dos consumidores é um desafio cada vez maior. O objetivo deste estudo foi verificar se ativações promocionais de produtos sazonais estimulam o consumidor a comprar itens sem planejamento, durante o final do ano. Para isso, foram coletados dados de 131 adultos brasileiros, sendo 48,9% homens e 51,1% mulheres, com média de idade de 44,2 anos (DP = 10,88). Os respondentes preencheram um questionário de autorrelato online que continha diversas questões sobre dados sociodemográficos, hábitos e preferências de compra, além de uma escala psicométrica de tendência a comprar impulsivamente. Esses dados comportamentais foram analisados quantitativamente por meio de software estatístico SPSS e os resultados indicam que o planejamento individual pode ter maior efeito sobre a decisão de compra de produtos sazonais do que algumas ativações promocionais. Considerando os produtos testados (chocotones e panetones), a suscetibilidade a comprar por impulso pode ser determinada por outros fatores, além dos estímulos ambientais. Discute-se a caracterização da amostra, a consistência com estudos anteriores e algumas limitações do estudo. Conclui-se que futuras abordagens podem abordar importantes variações interdisciplinares para aprofundamento do tema.


Palavras-chave


Ativação Promocional; Produtos Sazonais; Compra por Impulso.

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