Influence of utility and informational reinforcements on consumer assessment in blind and revealed brand tests

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2526-7884.2021.246242

Keywords:

consumer behavior, informative and utilitarian reinforcements, blind and revealed test marks, manufacturers’ brands, own marks.

Abstract

Brands departed from the scope of products to a consumer culture, created upon the consumers perception from experiences with the product and the organization. Competition has increased and companies adopt strategies to differentiate themselves when working with own brands. To analyze consumer behavior, the theoretical model Behavioral Perspective Model (BPM) was applied to measure the cookies levels of utility reinforcement, in the blind test, and levels of utility and informational reinforcements, in the test of revealed brands. In the test of revealed brands, the manufacturer brand with the highest level of informative reinforcement showed greater preference and showed low discrimination between the own brands. The blind test did not show significant differences between the manufacturer's brand and own brands, indicating that the brands have similar utility reinforcements and can be replaced in functional terms.

Author Biographies

Sônia Regina Gouvêa Rezende, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Psicologia na linha de análise do comportamento do consumidor pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018). Mestre em Administração, na linha de Organização e Mudanças, pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (2013); com especialização em Gestão de Pessoas pela União Educacional de Minas Gerais- Uniminas (2009) e especialização em Educação a Distância pela Faculdade de Administração, Ciências e Letras de Curitiba- PR (2014); graduada em Administração pelo Centro Universitário do Triangulo- Unitri (2007). Docente efetiva em regime de dedicação exclusiva na Universidade Estadual de Goiás- UEG, lotada na Unidade Universitária de  Caldas Nova  onde atua como docente do Curso de Bacharelado em Administração, e na coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria e como assora Pedagógica;  professora formadora no Curso de Administração Pública no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da UEG. Pesquisas na área de marcas, com enfoque em estratégias de fornecedores e no comportamento de consumidores de marcas própria; e em educação empreendedora.

Cristiano Coelho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e terapeuta comportamental. Foi Professor Substituto na UnB (1999 a 2000), Professor Colaborador do Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (2009 a 2010) e Supervisor Estadual de Pesquisas do IBGE - Goiás (2010 a 2014). Tem experiência na área de Psicologia Experimental e Análise do Comportamento, com ênfase em Comportamento de Escolha, Economia Comportamental e Comportamento do Consumidor, nos quais tem realizado pesquisas e orientado alunos de iniciação científica, Mestrado e Doutorado principalmente nos seguintes temas: escolha com atraso e probabilidade, modelos matemáticos, análise do comportamento do consumidor e controle de estímulos. Na PUC-Goiás foi Coordenador do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (2004-2007), Assessor de Iniciação Científica (2004 a 2006), e Coordenador Geral de Pesquisa e Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) (janeiro de 2007 a janeiro de 2009) na PUC Goiás. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC-Goiás (Mestrado e Doutorado).

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Published

2021-01-01