Modelos Tradicionais de Estudo de Comportamento do Consumidor

Sônia Regina Gouvêa Rezende, Cristiano Coelho

Resumo


O artigo objetiva sistematizar os vários modelos de investigação sobre o comportamento do consumidor, descrever as estratégias de pesquisas relevantes para tomada de decisão do consumidor e ponderar sobre as características de cada modelo teórico.  Destarte, o artigo discorre sobre os aspectos históricos, teóricos e metodológicos dos modelos de estudo do comportamento do consumidor. A partir dessa revisão, verifica-se na Psicologia a predominância de explanações prioritariamente voltadas para variáveis disposicionais, com uma orientação sociocognitiva no campo das relações de troca entre produtos ou serviços. O presente trabalho defende a opção pelo Behavioral Perspective Model (BPM), visto sintetizar evidências empíricas em sua base teórica comportamental derivadas de identificação de variáveis situacionais. O BPM tem como fonte formadora os conceitos do Behaviorismo Radical de Skinner utilizando a contingência tríplice como instrumento teórico. Pesquisas com a abordagem teórica do BPM apresentam uma perspectiva ambiental e de histórico de aprendizagem para analisar os efeitos das consequências sobre este comportamento operante que é mantido por consequências utilitárias e informativas associadas a respostas relacionadas ao consumo.


Palavras-chave


histórico; comportamento do consumidor; modelos de estudo; Behavioral Perspective Model.

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DOI: https://doi.org/10.51359/2526-7884.2021.247815

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