Vestígios do Art Déco na cidade do Recife (1919-1961)
Abordagem Arqueológica de um Estilo Arquitetônico
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-2331.2025.265811Palavras-chave:
Arqueologia, Social, Arqueologia da, Arquitetura, Art, DecoResumo
Resumo expandido da Tese de Doutorado. Pesquisa realizada durante 15 anos em duas faculdades de Arquitetura do Recife, ESUDA e FAUPE. Os alunos levantaram exemplares em 40 bairros do Recife e a autora montou uma Base de dados com 683 edificios de diferentes funções. O estilo Art deco se encontra presente tambem no mobiliario urbano, como bancos, pedestais de estatuas e relogios, fontes etc. Foram estudados os exemplares a partir da catalogação ja existente no pais, com 3 variantes do Art Deco: a Afrancesada, a Escalonada e a Streamline. Mas a produção encontrada na cidade do Recife não se adequava a isto. A autora propôs mais duas variantes, a Mestiça e a Hibrida. São obras eruditas e populares, feitas por arquitetos, engenheiros, projetistas e anônimos e abarcam todas as classes sociais.
Referências
ACERVO Arquitetônico Saturnino de Brito. 2010. Recife: CECI/COMPESA/LIAU/ PETROBRAS.
CAMPOS, V. J. B. 2003. O Art Déco e a construção do imaginário moderno: um estudo de linguagem arquitetônica. São Paulo: FAU-USP. Tese de doutorado.
CARVALHO, M. R.; MOREIRA, F. D.; MENEZES, J. L. M. 2010. Um Recife saturnino: arquitetura, urbanismo e saneamento, Recife: NECTAR.
CERTEAU, M. 1998. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes.
CONDE, L. P. F.; ALMADA, M. Panorama do Art Déco na arquitetura e no urbanismo do Rio de Janeiro. In: CZAJKOWSKI, J. (Org.), 2000. Guia da arquitetura Art Déco no Rio de Janeiro. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
FARIAS, F. C. 2011. Cidade em expansão: o Art Déco na João Pessoa de 1932-1955. João Pessoa: FAU-UFPB. Dissertação de Mestrado.
Lei Nº. 16.284, de 22 de Janeiro de 1997.
NASLAVSKY, G. 1992. O estudo do protorracionalismo no Recife. Recife: UFPE. Monografia de Conclusão de Curso de Arquitetura.
ROITER, M. 2011. Rio de Janeiro Art Déco. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
SEGAWA, H. 2011, Modernidade na América Latina. Palestra proferida no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, Auditório do CFCH.
UNES, W. A. 2001. Identidade Art Déco de Goiânia. Goiânia: UFG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Stela Barthel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Desde 2020, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à CLIO Arqueológica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). A CLIO Arqueológica permanece com os direitos autorais das obras publicadas nas edições de 1984 a 2019 e concede a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) a esse conteúdo, a fim de garantir o Acesso Aberto.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.





