DISPERSÃO E DIFUSÃO DAS TRADIÇÕES RUPESTRES NO NORDESTE DO BRASIL. VIAS DE IDA E VOLTA?
Schlagworte:
Tradições rupestres, Nordeste do Brasil.Abstract
Ao longo das pesquisas arqueológicas realizadas nas últimas décadas no Nordeste do Brasil sobre registros rupestres, detectou-se a existência de características comuns entre os grafismos documentados nas diferentes províncias rupestres da região. Esse fato indica a existência de processos de difusão das ideias com a dispersão dos grupos humanos. Neste artigo, se apresenta a hipótese de trabalho sobre a origem das tradições de pintura rupestre no Nordeste brasileiro, o epicentro da tradição Nordeste, que se localiza na região de entorno da Serra da Capivara, além da tradição Agreste, localizada na metade ocidental de Pernambuco tendo como eixo difusor o Rio São Francisco, com suas vias de ida e volta em forma de dispersão, que ainda são caracterizadas atemporais pela falta de dados cientí%cos. Essa hipótese pretende conduzir as futuras pesquisas para o estabelecimento de correlações entre as representações rupestres identificadas.
ABSTRACT
Over the last decades of archaeological research conducted in northeastern Brazil on rock records, an existence of common features was detected between the graphic signs documented in the di*erent provinces of the region cave. +is indicates the existence of a process the di*usion of ideas along with dispersion of human groups.+is article presents the working hypothesis on the origin of the traditions of rock painting in northeastern Brazil: the epicenter of the Northeast Tradition would be located in the region around the Serra da Capivara and the rugged tradition in the western half of Pernambuco State being the São Francisco River as the point of di*usion working as a round trip travel with wave dispersion forms that are timeless yet the lack of scienti%c data.
KEYWORD: Rock art; Archeology; Northeastern Brazil.
Literaturhinweise
BARBOSA, R. J. N. Perfil Gráfico das Pinturas Rupestres Pré-históricas do Vale do Moxotó e Quadrante Nordeste da Bacia Hidrográfica do Pajeú - Pernambuco, Brasil, Tese de doutorado, Pós-graduação em Arqueologia, UFPE, 2013.
CISNEIROS, Daniela; PESSIS, Anne-Marie. Grafismos de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivara, PI. Clio-Arqueológica, V. 26-2, UFPE, Recife, 2011, pág. 207–335.
GUIDON, N. & MARTIN, G. 2010. Difusão e diáspora na arte rupestre do Nordeste do Brasil: a tradição Nordeste. Global Rock Art – Anais do Congresso de Arte Rupestre
IFRAO 2009. Fumdhamentos IX, 2: 17-18. São Raimundo Nonato, Fundação Museu do Homem Americano.
MARTIN, Gabriela. Pré-história do Nordeste do Brasil. UFPE, Recife, 5a Ed. 2013, pag.288.
MARTIN, G. & PESSIS, A-M. 2002. Da Serra da Capivara – PI ao Seridó – RN. Os caminhos da tradição Nordeste da Arte Rupestre do Brasil. Fumdhamentos II: 252–269.30
PEREIRA-MENAUT, G. Prólogo ao livro: Los Iberos ayer y hoy. Arqueologias y Culturas. Ed. Marcial Pons, Madrid 2012.
PESSIS, Anne-Marie. Imagens da Pré-história. (2 a Edição) Síntese dos biomas e as sociedades humanas no Parque Nacional Serra da Capivara. VOL.I, 2014.
RIBEIRO, Loredana. Os conjuntos gráficos do alto médio São Francisco. Caraterização e sequências sucessórias. Arquivos do Museu de História Natural, Belo Horizonte vol. 17/18, 1997, pág. 243–286.
RIBEIRO, Loredana. O acervo gráfico da Lapa do Gigante. Arquivos do Museu de História Natural, Belo Horizonte vol. 17/18, 1997, pag. 331–406.
SCARDUELLI, P. Introducción a la antropología Cultural. Villalar, Madrid. 1977, pág.26.
TRIGGER, Bruce. Historia del Pensamiento Arqueológico. Crítica, Madrid, 1992 (a) pág. 147; (b) pág. 310.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.