GRAFISMOS DE CONTORNO ABERTO NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – P
Schlagworte:
Grafismo Rupestre, Pré-História, Parque Nacional Serra da Capivara, PiauíAbstract
As figuras de contorno aberto fazem parte de um conjunto de figuras particulares presentes em pequena proporção nos abrigos rochosos do Parque Nacional Serra da Capivara. Essas figuras podem ser caracterizadas inicialmente por um contorno simples, com extremidades não completas, através do qual o objeto, mesmo não completamente contornado, pode ser compreendido. Essas pinturas foram estudadas com o objetivo inicial de identificar através do significante gráfico, padrões que remeteriam à perfis gráficos. O perfil gráfico das figuras de contorno aberto foi identificado a partir de elementos cognitivos (temáticos) e analíticos (cenográficos e técnicos), estabelecidos no fenômeno gráfico. O intercâmbio de dados descritivos dos grafismos, somados a uma revisão da documentação sobre os estilos típicos da Área Arqueológica da Serra da Capivara e ao contexto arqueológico permitiu caracterizar as pinturas de contorno aberto do Parque Nacional Serra da Capivara.
ABSTRACT
The open contour figures are a part of the major set located in the rocky shelters of the Serra da Capivara National Park. These figures can be characterized initially by a simple contour, with not complete extremities, through which the object, exactly not completely contoured, can be understood. These paintings had been studied with the initial objective to identify, through the graphic significant, patterns that would mean graphical profiles. The graphical profile of the open contour figures was identified from cognitive (thematic) and analytical elements (scenographic and technician), established in the graphical phenomenon. The interchange of distinct data of the paintings, added to a revision of the documentation about the characteristics styles of the Serra da Capivara Archaeological Area and to the archaeological context allowed to characterize the graphical profile of the Serra da Capivara National Park open contour paintings.
KEYWORDS: Rock Art; Pre-history; Serra da Capivara National Park; Piauí
Literaturhinweise
ARNHEIM, R. 2006. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo:Ed. Thomson Learning.
GASPAR, M. D. 2006. A Arte Rupestre do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
GUIDON, N. 1984a. L'art rupestre du Piauí dans le contexte sudamérican: une première proposition concernant méthodes et terminologie . Paris, Université de Paris I, PanteónSorbonne,
GUIDON, N. 1984b. Reflexões sobre o povoamento da América. Dédalo, n.23. São Paulo, p. 153 -162.
GUIDON, N. 1985. “A Arte pré-histórica da área de São Raimundo Nonato, Piauí: síntese de dez anos de pesquisa”. Revista Clio - Série Arqueológica. Recife. p.3-80
HODDER, I. 1994. Interpretacíon en Arqueología. Barcelona: Crítica.
LAGE, M. C. S. M. et al. 2002. “Intervention de conservation sur un site: la Toca da Entrada do Pajaú, Parc National de la Serra da Capivara, Piauí : premiers résultats". L'art avant l'histoire, la conservations de l'art préhistoique. Paris, p.159-163.
MARTIN, G. 1999. Pré-História do Nordeste do Brasil. Recife: Ed. Universitária da UFPE
MORALES JUNIOR, R. 2002. The Nordeste Tradicion: innovation and continuity in Brazilian rock art. Doctor of Philosophy at Virginia Commonwealth University. 269p.
PESSIS, A. M. 1984. “Métodos de interpretação da Arte Rupestre: análises preliminares por níveis”. Revista Clio - Série Arqueológica. Recife, v. 1. p. 99-108.
PESSIS, A. M. 2003. Imagens da Pré-História: Parque Nacional Serra da Capivara.FUMDHAM/PETROBRAS.
RIBEIRO, L. 2006. Os Significados da similaridade e do contraste entre estilos rupestres: um estudo regional das gravuras e pinturas do alto médio São Francisco. Tese. São Paulo: Universidade de São Paulo.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.