GÊNESE E OCUPAÇÃO PRÉ-HISTÓRICA DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO ALEXANDRE: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA CARACTERIZAÇÃO PALEOAMBIENTAL DO VALE DO RIO CARNAÚBA-RN
Resumo
A Área Arqueológica do Seridó, localizada na Microrregião do Seridó Oriental-RN apresenta, em seu entorno, uma grande quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos e é particularmente conhecida pela concentração de abrigos contendo pinturas rupestres da Tradição Nordeste. O Sítio Arqueológico Pedra do Alexandre, localizado no Vale do rio Carnaúba, é atualmente o único a dispor de uma sequência cronológica para a ocupação pré-histórica na Área Arqueológica do Seridó.Referências
ALVES, J. M. de P. & CASTRO, P. de T. A. 2003. Influência de feições geológicas na morfologia da bacia do Rio do Tanque (MG) baseada no estudo de parâmetros morfométricos e análise de padrões de lineamentos. Revista brasileira de Geociências 33(2). São Paulo, p. 117-124.
BARTH, F. 1956. Ecologic relationship of etnic groups in Swat, North Pakistan. American Anthropologist, v. 58. p. 1079-1089.
BUTZER, K. W. 1982. Arqueología: uma ecología del hombre. Ediciones Bellaterra S.A.
CLARKE D. L. 1984. Arqueología Analítica. Ediciones Bellaterra S.A.
ETCHEBEHERE, M. L. et al. 2004. Aplicação do Índice "Relação Declividade-Extensão-RDE" na Bacia do Rio do Peixe (SP) para detecção de Deformções Neotectônicas. Revista do instituto de geociências – USP. V.4, n. 2, p. 43-56.
FOLK, R. L. WARD, W.C. 1957. Brazos River bar: a study in the significance of grain size parameters. Journal of Sedimentary Petrology, n. 27, p. 3–26.
HARE, P. W. & GARDNER, I. W. 1989. Geomorphic indicators os vertical neotectonism along converging. Nicoya Peninsula, Costa Rica. In: MORISAWA, M.; HACK, J.T (eds.) Tectonic Geomorphology: Procedings 15th. Annual Binghamton Geomorphology Simp., 1985. Boston: Unwin, p. 76-104.
HIRUMA, S. T. 1999. Neotectônica no planalto de Campos do Jordão. Instituto de Geociências-USP. São Paulo. Dissertação de mestrado.
HYDER, W. D. 2005. Locational analysis in rock-art. In: CHIPPINDALE, C. & NASH, G. (orgs.) The figured landscapes of rock-art: looking at pictures in place. Cambridge: Cambridge University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.