Sítio escola da Praça Getúlio Vargas, área do Forte de São Lourenço no município de Itaparica - BA
Keywords:
Sítio escola, Arqueologia histórica, ItaparicaAbstract
Resumo: O objetivo deste relatório é apresentar os resultados do sítio escola ocorrido no município de Itaparica, Recôncavo da Bahia. O sítio escolhido para as escavações foi a Praça Getúlio Vargas, local planejado para receber o Centro de Arqueologia Marítima da Universidade Federal da Bahia. A experiência deste curso de verão resultou no treinamento e na experiência de aprendizagem, através dos trabalhos de campo, laboratório e gabinete. Ao final, foram evidenciadas várias camadas de aterros com cultura material descartada nesta ilha. No centro desta praça, também foram encontradas estruturas de um restaurante do século XX.
Final field school report of Getulio Vargas Square, Fort of San Lourenco in the town of Itaparica – BA
Abstract
The aim of this report is to present the results of the field school which occurred in
the town of Itaparica, Reconcavo of Bahia. The excavations where conducted at Square
Getulio Vargas, the planned location to build the Center for Maritime Archaeology of the
Federal University of Bahia. This summer course resulted in training and learning, through
fieldwork, laboratory, and office experiences. At the end, evidence was found of numerous
landfill layers with material culture that was discarded on the island. In the center of this
square, structures of a twentieth century restaurant were also found.
Keywords: Archaeology field school; Historical archaeology; Itaparica.
References
ALBUQUERQUE, Paulo Tadeu de Souza. A Faiança Portuguesa – Demarcador Cronológico na Arqueologia Brasileira. Recife: junho de 2000. CDRom.
BAHIA, Secretaria da Cultura e Turismo IPAC – BA. Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia; monumentos e sítios do Recôncavo. 2ª ed. Salvador, 1997, vol. 2.
CARVALHO, Fábio. Porcelana Brasil: guia de marcas: guia prático para identificação e datação da louça de mesa e louça decorativa no Brasil. São Paulo: All Print Editora, 2008.
COSTA, Carlos Alberto Santos. Materiais construtivos do sítio da primeira Catedral do Brasil: modelos de estudos para telhas, tijolos, cravos e azulejos, aplicados aos materiais do sítio da antiga igreja da Sé, Salvador, Bahia. CLIO – Série Arqueológica (UFPE) (19), 43-78.
ETCHEVARNE, Carlos. Intervenções arqueológicas em Centros Históricos: O caso de Salvador. Anais do 2º Workshop Arqueológico de Xingó. MAX, UFS, PETROBRAS, CHESF, 2002, 57-60.
FALCÃO, Edgard de Cerqueira. Relíquias da Bahia (Brasil). São Paulo: Romiti & lanzara, 1940.
KERN, Arno Alvarez. Pesquisas Arqueológicas nas Missões Jesuítico-Guaranis (1984-1994). Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v.XX, n.1, 63-105, junho, 1994.
______. O Sítio-escola Internacional do Pós-Graduação em História da PUCRS: importância e características. Revista de Arqueologia. São Paulo, 8(2): 89-98, 1994-95.
______. O Futuro do Passado: os Arqueólogos do Novo Milênio. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto, vol. 42, 115-136, 2002.
KERN, Arno Alvarez (org.). Arqueologia Histórica Missioneira. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
LA SALVIA, Fernando e BROCHADO, José Proença. Cerâmica Guarani. Porto Alegre: Posenato Arte & Cultura, 1989.
MEGGERS, Betty e EVANS, Clifford. Como interpretar a linguagem da cerâmica. Manual para arqueólogos. Washington: Smithsonian Institution, 1970.
SANTOS, Paulo Alexandre da Graça. 2005 Contentores de bebidas alcoólicas: Usos e significados na Porto Alegre oitocentista. Dissertação de Mestrado, PUCRS, Porto Alegre.
SYMANSKI, Luís Cláudio Pereira. Espaço privado e vida material em Porto Alegre no século XIX. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
TOCCHETTO, Fernanda Bordin; SYMANSKI, Luis Cláudio Pereira; OZÓRIO, Sérgio Rovan; OLIVEIRA, Alberto Tavares Duarte de; CAPPELLETTI, Ângela Maria. A faiança fina em Porto Alegre: vestígios arqueológicos de uma cidade. Porto Alegre: EU/ Secretaria Municipal da Cultura, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.