ANÁLISE DO ART NOUVEAU NO ESTADO DE PERNAMBUCO (1870‒1939)
Palavras-chave:
Art Nouveau, ArquiteturaResumo
Caracterizada por uma evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias para atender a um mercado consumidor cada vez maior, a Revolução Industrial, contextualizada a partir da segunda metade do século XVIII, concretizou o sistema capitalista de produção, transformando-o de comercial para um capitalismo financeiro. As necessidades do aumento e de uma melhor qualidade de produção serviram como elementos-chave para o aperfeiçoamento da técnica industrial. A máquina, dentre outras coisas, possibilitou a substituição do uso da energia humana e animal pela energia a vapor em inúmeras aplicações industriais. Tal processo desencadeou a mecanização da produção e sua obtenção numa quantidade e velocidade jamais vistas a chamada produção em série.Referências
ANDERSON, T. e R. MOORE. "Meaning and the Built Environment: A Symbolic Analysis of a 19th-Century Urban Site." in M. LEONE e P. POTTER (orgs). The Recovery of Meaning: Historical Archaeology in the Eastern United States. Washington: Smithsonian Institution Press, 1988.
ECO, Umberto (Org.). História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.
FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FUNARI, Pedro Paulo A. Arqueologia.São Paulo: Contexto, 2003.
HANDSMAN, Russell G. Artifacts - Early Capitalism and the Center Village of Canaan, Connecticut:A Study of Transformations and Separations. The American Indian Archaelogical Institute. Vol. IX, nº3, Summer, 1981.
HODDER, Ian. Reading the Past: Current Approaches to Interpretation in Archaeology. Cambridge: University Press, 1986.
LEMOS, Carlos A. C. Alvenaria Burguesa: breve história da arquitetura residencial de tijolos em São Paulo a partir do ciclo econômico liderado pelo café. São Paulo: Nobel,1989.
LIMA, Tânia A. Arqueologia Histórica: algumas considerações teóricas. CLIO. Série Arqueológica (UFPE), v. 5, p. 87‒99, 1989.
QUIRÓS CASTILLO, Juan. Arqueología de la Arquitectura. N. 1, p. 27‒38, 2002. Disponível em: www.vc.ehu.es. Acesso em 17 de setembro de 2006.
ZARANKIN, Andrès. Paredes que domesticam; Arqueologia da arquitetura escolar capitalista, o caso de Buenos Aires. Buenos Aires: Del Tridente, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.