AS PARTICULARIDADES DAS EXPRESSÕES GRÁFICAS RUPESTRES DA TRADIÇÃO NORDESTE, EM MORRO DO CHAPÉU, BAHIA
Palabras clave:
Arte rupestre, Chapada Diamantina, Tradição NordesteResumen
No município de Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, Bahia, encontrase um conjunto de sítios que pode ser filiado ao estilo Serra da Capivara da Tradição Nordeste. De fato, a temática e a tecnologia de representação enquadram-se diretamente naquele sistema gráfico, ainda que na região diamantina possam ser identificadas algumas particularidades. Os três sítios analisados no artigo constituem exemplos de referência, sobre das expressões particulares com que esse estilo se manifesta na região central baiana.
ABSTRACT
In the municipality of Morro do Chapeú, in the Chapada Diamantina region, state of Bahia, one finds a complex of archaeological sites that can be affiliated with the Serra da Capivara style of the Nordeste tradition. In fact, the theme and technique represented fit precisely into that graphical system, even though rock art in the Diamantina region exhibits some particularities. This paper presents three case studies that may be considered reference sites for the Nordeste tradition as expressed in the particular style of the central region of Bahia.
KEY WORDS – Rock art; Chapada Diamantina; Nordeste Tradition
Citas
BARBOSA, Marilene A. Clima. 1995 Projeto Mapas Municipais – Morro do Chapéu (BA) Org. Antonio Dourado Rocha e Ivanaldo Gomes da Costa. CPRM. Salvador.
BERBERT-BORN, Mylène e Karmann, Ivo. 2002 Lapa dos Brejões – Vereda Romão Gramacho, Chapada Diamantina. Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. NPM/SIGEP. Brasília.
CALDERÓN, Valentin. 1983 Nota prévia sobre três fases da arte rupestre no Estado da Bahia. Estudos de Arqueologia e Etnologia. UFBA. Salvador.
ETCHEVARNE, Carlos. 2007 Escrito na Pedra. Cor Forma e Movimento nos grafismos rupestres da Bahia. Rio de Janeiro, Odebrecht/Versal
MARTIN, Gabriela. 1996 Pré-História do Nordeste do Brasil. UFPE, Recife
OLIVEIRA, Julio M. de. 2007 Cadernos de campo. Manuscrito. Salvador.
PESSIS Anne M. 2003 Imagens da Pré-História. FUNDHAM/Petrobras, São Paulo
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.