INVESTIGAÇÕES ARQUEOLÓGICAS NO VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20891/clio.V32N2p139-186Palabras clave:
Sítios pré-coloniais, Sítios coloniais, Vale do Taquari.Resumen
Este artigo apresenta dados sobre os dezesseis anos de pesquisa intensiva e sistemática em terras do centro-leste do Rio Grande do Sul. As intervenções arqueológicas demonstraram que a região foi ocupada de forma diversa durante o período pré-colonial, apresentado vestígios de populações caçadoras e coletoras, Jê Meridionais e Guarani. Esses resultados proporcionaram a interpretação dos processos e dinâmicas de ocupação humana do Vale do Taquari. Ressalta-se, ainda, que tais interpretações seguem em andamento, apresentando-se relevantes para o entendimento do panorama arqueológico nacional e para a formação de uma concepção democrática de história regional.
ARCHAEOLOGICAL RESEARCH IN THE TAQUARI VALLEY, RIO GRANDE DO SUL, BRAZIL
ABSTRACT
This paper presents data about sixteen years of intense and systematics research in the east central territory of Rio Grande do Sul. The archaeological interventions demonstrated that the region was occupied in diverse ways during the pre-colonial period, presenting records from populations of hunter-gatherers, Southern Jê and the Guarani people. These results enabled the interpretation of the processes and human occupation dynamics of the Taquari Valley. Furthermore, it is highlighted that this is an ongoing analysis, presenting relevant information for understanding the national archaeological panorama and consolidating a democratic conception of the regional history.
Keywords: Pre-colonial sites. Colonial sites. Taquari Valley.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.



