INTERVENÇÕES ARQUEOLÓGICAS EM SÍTIOS A CÉU ABERTO NA ÁREA ARQUEOLÓGICA DO SERIDÓ: OS SÍTIOS MEGGERS I E MEGGERS III – PARELHAS – RN, BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.20891/clio.v30i1p10-37Mots-clés :
Arqueologia, Seridó, Rio Grande do NorteRésumé
O presente artigo aborda os primeiros resultados obtidos durante a campanha arqueológica ocorrida no ano de 2012 nos sítios a céu aberto Meggers I e Meggers III, localizados no município de Parelhas, área arqueológica do Seridó - RN. Até o momento, foram identificados dois períodos de ocupação, datados em ± 2.800 e ± 2.100 anos para o sítio Meggers III. Os dados obtidos apontam para uma possível continuidade das ocupações humanas, com a reocupação de espaços ambientalmente delimitados na área arqueológica do Seridó.
ABSTRACT
The following report presents the preliminary results from the first excavation campaign occurred in 2012 in the open sites Meggers I and Meggers III, located in the city Parelhas, archaeological area of Serido – RN. So far we identified two periods of occupation, dated at ± 2.800 and ± 2.100 years for the site Meggers III. These data indicate to a possible continuity of human occupation, with the reoccupation of environmental spaces delimited the archaeological area of Seridó.
Keywords: Archaeology; Seridó; Rio Grande do Norte.
Références
BORGES, Fabio Mafra. 2010. Os sítios arqueológicos Furna do Umbuzeiro e Baixa do Umbuzeiro: caracterização de um padrão de assentamento na área arqueológica do Seridó – Carnaúba dos Dantas − RN, Brasil. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.
GUERRA, Antônio J. Teixeira. 1997. Novo Dicionário Geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1ª edição.
MARTIN, G. 2008. Pré-história do Nordeste do Brasil. Recife: Editora Universitária da UFPE, 5ª edição.
MUTZENBERG, Demétrio da S. 2007. Gênese e Ocupação Pré-histórica do Sítio Arqueológico Pedra do Alexandre: Uma abordagem a partir da caracterização paleoambiental do vale do rio Carnaúba – RN. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.
Sudene. 1985. Carta topográfica. Folha Jardim do Seridó. SB.24-Z-B-V. Escala 1:100.000.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.