COLEÇÃO CARLOS ESTEVÃO DE OLIVEIRA DO MUSEUS DO ESTADO DE PERNAMBUCO: A FOTOGRAFIA NO COLECIONISMO INDÍGENA NO BRASIL
Mots-clés :
Coleções, Antropologia, Fotografia, ÍndiosRésumé
Este artigo apresenta inicialmente a história da Coleção Etnográfica e Arqueológica Carlos Estevão de Oliveira do MEPE, ressaltando os aspectos gerais de sua formação e conteúdo, bem como um resumo biográfico do colecionador, Carlo Estevão, e do principal coletor, etnógrafo e fotógrafo da coleção, Curt Unkel Nimuendajú, considerando a contextualização da antropologia na primeira metade do século XX no Brasil.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.