A campanha eleitoral em tempos de pandemia da Covid-19: as estratégias de comunicação de Raquel Lyra no Instagram

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2763-7425.2022.256042

Mots-clés :

Instagram, redes sociais digitais, campanha política, Caruaru, eleições 2020

Résumé

Este trabalho apresenta um estudo que investigou como a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), utilizou o Instagram pessoal como plataforma de campanha para se reeleger em 2020. Dessa forma, a pesquisa analisa as estratégias de comunicação da campanha digital no Instagram da candidata à reeleição entre 27 de setembro e 12 de novembro de 2020, concluída no primeiro turno. Esta foi uma campanha histórica em função da pandemia da Covid-19. Na eleição daquele ano, a crise sanitária mundial provocou, entre outras mudanças, a intensificação do uso das redes sociais digitais como forma de interação. Diante desse contexto, a campanha em questão precisou ser majoritariamente remota, assim como o desenvolvimento desta pesquisa. Nesse sentido, a equipe de Lyra teve como principais estratégias evidenciar as maiores ações da sua 1ª gestão, ressaltar as promessas em caso de reeleição e destacar seus apoios eleitorais. Tudo isso exigiu uma seleção dos valores e bandeiras que seriam defendidos no Instagram para construir a imagem da política para o público. Isso foi especialmente demonstrado com a priorização de respostas às interações positivas nos comentários, efetuados pela audiência já fidelizada. Nesses casos, era possível criar conexões fortes ou fracas com os internautas, o que era percebido com o nível de tempo e a intensidade emocional depositada nas interações, que partiam da própria prefeita e de sua equipe. Para essa análise, tivemos o suporte teórico e metodológico de Recuero (2017 e 2019), Bourdieu (2003), Faustino (2019), Bastos e Zago (2018), Bastos, Raimundo e Travitizki (2012), Tourquato (2014), Tomazeli (1988), Teixeira (2006), Cícero (2020), Martino (2014), Kotlen e Setiawan (2017) e Coleman (2005). A análise qualitativa foi feita com base na pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e mapeamento das métricas e linguagens da própria plataforma.

Biographie de l'auteur-e

Thalicia Andressa Sousa Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada no curso de Comunicação Social do Centro Acadêmicodo Agreste

Références

BARROS, Felipe. A campanha política de Raquel Lyra no Instagram em 2020. [8 de junho de 2021]. Caruaru, PE: Entrevista concedida a Thalícia Sousa.

BASTOS, Marco; RECUERO, Raquel e ZAGO, Gabriela. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre, RS: Editora Sulina, 2018.

BASTOS, Toledo; RAIMUNDO, Rafael; TRAVITZKI, Rodrigo; O perspectivismo como fundamento para metodologias de análise das redes sociais: alguns resultados com o Twitter. Brasília, DF. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2012.

BOURDIEU, P. O poder simbólico – 7ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

C MARA DOS DEPUTADOS. Bolsonaro veta ajuda financeira para internet de alunos e professores das escolas públicas. Disponível em:https://www.camara.leg.br/noticias/737836-bolsonaro-veta-ajuda-financeira-para- internet-de-alunos-e-professores-das-escolas-publicas Acesso em 24 de novembro de 2021.

CETIC. TIC DOMICÍLIOS 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf Acesso em 24 de novembro de 2021.

CÍCERO. Manual do candidato às eleições: Carta ao bom administrador público. São Paulo, SP: Nova Alexandria, 2020.

COLEMAN, S.; Moss, G. Governing at a distance – politicians in the blogosphere. Information Polity, vol. 13, 2005.

FAUSTINO, Paulo. Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo, SP: DVS EDITORA, 2019.

KOTLEN, Philip, KARTAJAYA, Hermawan, SETIAWAN, Iwan e KORYTOWSKI, Ivo. Marketing 4.0 Do tradicional ao Digital. Rio de Janeiro, RJ: Editora Sextante, 2017.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: Linguagens, ambientes. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

GAO, G.; Greenwood, B. N.; Agarwal, R. & McCullough, J. S. Vocal minority and silent majority: how do online ratings reflect population perceptions of quality. Mineápolis, 2015.

COBERLLINI, JULIANO e MOURA, Mauricio. A eleição disruptiva: Por que Bolsonaro venceu. Record, 2019.

RECUERO, Raquel. Introdução a análise de redes sociais online. Salvador, BA: Coleção Cibercultura, 2017.

TEIXEIRA, Dilma. Marketing Político E Eleitoral. Uma Proposta Com Ética E Eficiência. Osasco, SP: Novo Século, 2006.

TOMAZELI, Luiz Carlos. Marketing político. 2. ed. Porto Alegre, RS: Mercado Aberto, 1988.

TORQUATO, Gaudêncio. Novo manual de marketing político. São Paulo, SP: Summus Editoral, 2014.

Publié-e

2022-10-27