http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Debates Insubmissos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Estas normas de submissão estão disponíveis em inglês e Espanhol.

Atenção: Todos os trabalhos deverao ser submetidos dentro do tamplate padrao da revista. Não serão avaliados trabalhos que não forem submetidos nesse formato. Faça o donwload no link: https://goo.gl/HBqUMz.

Artigos Científicos devem ser submetidos para seção Livres ou Dossiê.

Ensaios, relatos de experiências, resenhas, entrevistas, poemas e crônicas devem ser submetidos na seção Pautas Insubmissas.

Serão aceitas submissões nos seguintes idiomas: Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Artigos: mínimo 15 e máximo 35 páginas (incluindo título, resumos, bibliografia e notas). Especificamente no caso de artigos, pelo menos um dos(as) autores(as) deverá ter o título de doutor(a). A titulação mínima dos co-autores é graduação/licenciatura completa. Os artigos devem conter Introdução, Discussão Teórica, Metodologia, Análise e Conclusões. 

Ensaios: mínimo 10 e máximo 30 páginas (Incluindo título, resumo e notas).

Resenhas: mínimo 5 e máximo 10 páginas (incluindo título e referências). As resenhas devem ser elaboradas sobre obras com até 3 anos de publicação da 1ª edição.

Entrevistas: mínimo 15 e máximo 30 páginas (incluindo título e possíveis referências).

Relatos de experiências: mínimo 15 e máximo 30 (incluindo título e possíveis referências).

Cada trabalho submetido (artigo, ensaio, resenha, entrevista e relato de experiência) poderá ter no máximo 3 autores(as).

1. O texto deverá ser formatado com os seguintes itens: Título: centralizado; fonte Times New Roman 14, em negrito.Todas as margens: 2,5. O título em inglês deve ser localizado logo abaixo do título em português.  O itálico deve ser usado apenas para termos em língua estrangeira e para destacar títulos de obras.

2. Resumo (na língua do artigo) e Abstract (máximo de 10 linhas), palavras-chave e keywords (máximo de 4): justificado; fonte Times New Roman 10.

3. Texto: fonte Times New Roman 12; justificado; títulos em negrito; espaçamento 1,5.

4. As citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4cm, em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples, seguidas da referência. As citações com até 3 linhas devem aparecer no corpo do texto entre aspas, seguidas da referência.

5. Se o artigo possuir notas explicativas, estas deverão ser inseridas, de preferência, utilizando o recurso "Inserir nota de rodapé" (no caso do Microsoft Word) ou recurso semelhante. As notas devem aparecer ao pé da página em que ocorre a inserção, em fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1, precedidas pelo numeral arábico que as identificam.

6. Citações: no corpo do texto e ao final da citação, utilizar o sistema autor, data, número de página, entre parênteses. Ex: (FOUCAULT, 2004, p. 50). Para os casos de citação indireta , utilizar o sistema autor, data. Ex: (FOUCAULT, 2004). Aos diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, adiciona-se uma letra depois da data. Ex: (MOTT, 2000a; MOTT, 2000b).

7. Figuras, fotografias, gráficos deverão ser enviados já posicionados no texto.

8. Referências somente para obras citadas. Devem ser apresentadas no final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome do(s) autor(es), sem abreviatura do prenome, como nos seguintes exemplos:

                      

LIVRO:

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade (em negrito). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974, 150p. (Série Ecumenismo e Humanismo).

ARTIGO EM PERIÓDICO:

LAGE, Allene. Lutas epistemológicas por uma ciência pós-colonial: reflexões de uma militância dentro da ciência. SABERES – Revista do Observatório dos Movimentos Sociais, Caruaru (em negrito), n. 1, p. 11-24, ago-out. 2008.

DOCUMENTO COM AUTORIA DE ENTIDADE:

MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Relatório dos Assentamentos de Pernambuco (em negrito), Recife, 2006, 200 p.

CAPÍTULO DE LIVRO:

ESCOBAR, Arturo. Actores, redes e novos produtores de conhecimento: os movimentos sociais e a transição paradigmática nas ciências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.) Conhecimento prudente para uma vida decente: “Um discurso sobre as Ciências” (em negrito). Porto: Edições Afrontamento, 2003. p. 605-630.

DISSERTAÇÕES, TESES e MONOGRAFIAS:

VIEIRA, Rafael Lima. Intencionalidades políticas no pensamento educativo da militância LGBT em Caruaru (em negrito). 261 p. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, 2013.

LIVROS ORGANIZADOS:

LAGE, Allene; SANTOS, Émerson (Orgs.). Escritos sobre a educação a partir de uma perspectiva latino-americana (em negrito). Timburi: Cia do eBook, 2017.

Demais tipos devem seguir as normas da ABNT.

 

9.       Os artigos encaminhados serão avaliados por pelo menos dois avaliadores, escolhidos pelos Editores.

10.       O nome do/a autor/a não deverá aparecer no corpo do artigo, para garantir o anonimato no processo de avaliação. 

11.       O não cumprimento de totalidade dessas normas, acarretará a recusa automática da submissão.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word dentro do tamplate padrão da revista que pode ser acessado em: https://goo.gl/wJTfWs

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  4. Poderão realizar submissões de artigos: discentes de pós-graduação stricto sensu, doutores e docentes de instituições de ensino superior. 

  5. Pelo menos um/a dos/as autores/as do artigo submetido deverá ter o título de doutor/a.
 

Declaração de Direito Autoral

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.