Sobre a Revista

A REVISTA DEBATES INSUBMISSOS (DEBIN) do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEduc/UFPE). Os seus Editores se reuniram para criar a DEBIN, mediante a necessidade de congregar um conjunto de vozes que apontam para a construção de uma relação mais democrática entre conhecimentos, articulando saberes acadêmicos com saberes de lutas coletivas por justiça social nas várias dimensões do existir. Privilegia artigos que reúnam debates teóricos e experiências no campo da Educação, principalmente com marcadores nos movimentos sociais, na diversidade e na democracia. Artigos de outras áreas que tenham interface com a educação ou contribuam para a sua reflexão também serão de interesse da Revista. 

Editores: Doutora Allene Lage (UFPE); Doutor Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra ) e Doutora Maria Paula Meneses (CES-Coimbra)

Publica: artigos científicos Idioma: Português

Área: Educação    Periodicidade: Quadrimestral    ISSN: 2595-2803

Qualis: B2  (Quadriênio 2017-2020)

O primeiro número foi publicado em 07 de maio de 2018. 

Publicação das edições: jan/abri no mês de maio; mai/ago no mês de setembro; set/dez no mês de janeiro.

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Prorrogado para o dia 10 de março o prazo final de submissão de artigos para o dossiê Educação ambiental no contexto escolar

2025-01-29

Prorrogado para o dia 10 de março o prazo final de submissão de artigos para o dossiê

Educação ambiental no contexto escolar: sujeitos e práticas educativas sob o viés crítico e emancipatório

organizado pelo Doutor Adelmo Fernandes de Araújo – Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus Arapiraca/Brasil e o Doutor Wanderson Rodrigues Morais – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)/Brasil

Este Dossiê será publicado na EDIÇÃO JANEIRO/ABRIL 2025 – a ser publicada no mês maio de 2025

Saiba mais sobre Prorrogado para o dia 10 de março o prazo final de submissão de artigos para o dossiê Educação ambiental no contexto escolar

Edição Atual

v. 8 n. 29 (2025): Maio/Agosto
					Visualizar v. 8 n. 29 (2025): Maio/Agosto
Publicado: 2025-10-05

Editorial

  • EDITORIAL

    Allene Lage
    0-9
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p0-9
  • EDITORIAL INTERNACIONAL: A INCRÍVEL (E PERIGOSA) BICEFALIA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

    Boaventura de Sousa de Sousa
    10-13
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p10-13

Artigos Livres

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL: O MUSEU COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E REFLEXÃO CRÍTICO E SOCIAL

    João Paulo Elias Oliveira, Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Luciano Pires de Andrade, Luciana Maia Moser
    14-37
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p14-37
  • AUTISMO NO BRASIL: SOMOS UM PAÍS INCLUSIVO?

    Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Santos
    38-63
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p38-63
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE COMO PESQUISADOR PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA

    Camila Chiodi Agostini, Altair Alberto Fávero
    64-83
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p64-83
  • O CUIDAR DE QUEM CUIDA: PARÂMETROS PARA TOMADA DE DECISÃO NO CUIDADO À SAÚDE Português

    Janaina Vital de Albuquerque, Erlene Roberta Ribeiro dos Santos, Gilberto Gonçalves Rodrigues
    84-109
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p84-109
  • ‘DISSE QUE ODIAVA SER ATENDIDA POR HOMOSSEXUAL’: DA IGNORÂNCIA À HOMOFOBIA

    Fabíola Jerônimo Duarte de Lira, Henrique Miguel de Lima da Silva
    110-130
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p110-130
  • O ESTADO DA ARTE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NOS ESPAÇOS RURAIS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS AN ANALYSIS OF BRAZILIAN SCIENTIFIC ARTICLES

    Fernanda Sardelich Nascimento, Julyana Kalyne Henrique da Silva
    131-162
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p131-162

Dossiê - Educação e Ciências: práticas de ensino, reflexão e diálogo na alfabetização científica.

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

    Josiney Farias de Araújo, Carlos Alberto Brito da Silva Júnior
    163-165
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p163-165
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DO CANTINHO DA CIÊNCIA À GAMIFICAÇÃO COM O GUARDIÃO DA FLORESTA

    Rita de Cássia Ferreira, Tatiana Bastos da Silva, Roberto Barcelos Souza
    166-186
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p166-186
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DE ELETROSTÁTICA VIA GOOGLE CLASSROOM

    Clemerson Santos da Silva, Alessandra Nascimento Braga, Manoel Januario da Silva Neto
    187-202
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p187-202
  • INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS AOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO

    Alessandra Nascimento Braga, Geize Cristina Vidal de Sá Barbosa, Francisca| Otavia da Silva
    204-217
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p204-217
  • HACIA UNA EVALUACIÓN FORMATIVA: COACHING ENTRE PARES PARA LA RETROALIMENTACIÓN DOCENTE EN CHILE

    Auristela Del Carmen Hormazabal Soto, Delany Sánchez Cariaga, Almendra Hernández Cid
    218-236
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p218-236
  • VIRTÙ, FORTUNA E REALISMO POLÍTICO: MÉTODO E LIDERANÇA EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL: MÉTODO E LIDERANÇA EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL

    Lelio Braga, Gilvania Alves, Aline Braga
    237-249
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p237-249

Pautas Insubmissas

  • O ESCRITOR NORDESTINO E A TRANSGRESSÃO

    Wellington Amâncio Da Silva
    250-262
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p250-262
  • PARA UMA CRÍTICA DO EMPREENDEDORISMO COMO IDEOLOGIA RACISTA: ANÁLISES MARXISTAS E O NEXO ESTUDOS DE BRANQUITUDE E CTS

    Hemerson Moura, Andrea Maila Voss Kominek
    263-287
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p263-287
  • UMA INTERSECÇÃO ENTRE MATERNIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E CAPITALISMO: LIÇÕES DO BRASIL E REINO UNIDO

    Roberta de Oliveira Barbosa, Deise Aparecida Peralta
    288-310
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p288-310
  • O PEQUENO ASTRONAUTA, DE JEAN-PAUL EID

    Luana Ciecelski, Sheila Correa Soares, Ângela Cogo Fronckowiak
    311-320
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p311-320
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A Revista publica artigos científicos divididos nas 3 edições quadrimestrais, nas Seções Artigos Livres e Dossiê. Além disso, são publicados outros conteúdos e outras linguagens na Seção Pautas Insubmissas - entrevistas, ensaios, resenhas, poemas críticos, telas e etc.

A DEBIN pode publicar ainda, até duas edições especiais por ano - com no máximo 10 artigos cada edição -, sobre um tema único, organizado por pesquisadores(as) de referência nacional ou internacional da área temática. Podem ser decorrentes de chamadas no site, por redes de pesquisa, de encontros científicos, entre outros grupos científicos, que mesmo que selecionados por seus coordenadores, ainda assim passam pela avaliação dos pareceristas Ad Hoc da DEBIN, podendo ser aprovados ou não. A própria proposta de organização de um número especial passa pela análise dos Editores e da Redação e tem em conta também a pertinência do tema e o alinhamento com as políticas editoriais.

Todo e qualquer artigo científico publicado na DEBIN, passa rigorosamente pelos procedimentos de avaliação às cegas e por uma dupla de avaliadores(as) Ad hoc. Entre os artigos aprovados para publicação, a prioridade será sempre aqueles em que os(as) autores(as) tenham ORCID.

Cada artigo submetido poderá ter no máximo 3 autores(as) e pelo menos um dos(as) autores(as) deverá ter o título de doutor(a). Se o artigo tiver autores de titulações diferentes, os que tiverem a titulação de doutor(a) ou estejam na condição de doutorando(a) devem ficar em primeiro lugar.  A titulação mínima dos co-autores é graduação/licenciatura completa.

Os artigos poderão ser redigidos em Português, Espanhol, Inglês, Francês ou Italiano, entretanto em qualquer das línguas publicadas, deverá obrigatoriamente ser publicado um Resumo em Inglês (Abstract), além do Resumo na língua do texto.

Para submeter artigos para avaliação, é necessário se cadastrar e submeter o artigo por este site.

Atenção: Todos os trabalhos deverão ser submetidos dentro do tamplate padrão da revista. Não serão avaliados trabalhos que não forem submetidos nesse formato. O template deve ser solicitado através do e-mail: debates.insubmissos@ufpe.br.

Para acessar as regras de submissão de artigos e outros trabalhos é só clicar na aba superior SOBRE e em seguida clicar em diretrizes para autores.

Todos os artigos publicados neste periódico têm o número do DOI atribuído individualmente (disponivel ao acessar o artigo no Sumário da Revista)

 

Regimento da Revista está disponível nos seguintes idiomas: Português, Inglês e Espanhol. Para acessar, clique nos links.

Organograma da Revista: https://drive.google.com/file/d/1Dr-SLGenahzr_rCoZC-NLLLe_Chr-dbK/view?usp=sharing 

O Projeto Gráfico da Revista está disponível nos seguintes idiomas: Português, Inglês e Espanhol. Para acessar, clique nos links.

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