v. 8 n. 29 (2025): Maio/Agosto

Editorial

  • EDITORIAL

    Allene Lage
    0-9
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p0-9
  • EDITORIAL INTERNACIONAL: A INCRÍVEL (E PERIGOSA) BICEFALIA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

    Boaventura de Sousa de Sousa
    10-13
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p10-13

Artigos Livres

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL: O MUSEU COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E REFLEXÃO CRÍTICO E SOCIAL

    João Paulo Elias Oliveira, Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Luciano Pires de Andrade, Luciana Maia Moser
    14-37
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p14-37
  • AUTISMO NO BRASIL: SOMOS UM PAÍS INCLUSIVO?

    Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Santos
    38-63
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p38-63
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE COMO PESQUISADOR PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA

    Camila Chiodi Agostini, Altair Alberto Fávero
    64-83
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p64-83
  • O CUIDAR DE QUEM CUIDA: PARÂMETROS PARA TOMADA DE DECISÃO NO CUIDADO À SAÚDE Português

    Janaina Vital de Albuquerque, Erlene Roberta Ribeiro dos Santos, Gilberto Gonçalves Rodrigues
    84-109
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p84-109
  • ‘DISSE QUE ODIAVA SER ATENDIDA POR HOMOSSEXUAL’: DA IGNORÂNCIA À HOMOFOBIA

    Fabíola Jerônimo Duarte de Lira, Henrique Miguel de Lima da Silva
    110-130
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p110-130
  • O ESTADO DA ARTE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NOS ESPAÇOS RURAIS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS AN ANALYSIS OF BRAZILIAN SCIENTIFIC ARTICLES

    Fernanda Sardelich Nascimento, Julyana Kalyne Henrique da Silva
    131-162
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p131-162

Dossiê - Educação e Ciências: práticas de ensino, reflexão e diálogo na alfabetização científica.

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

    Josiney Farias de Araújo, Carlos Alberto Brito da Silva Júnior
    163-165
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p163-165
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DO CANTINHO DA CIÊNCIA À GAMIFICAÇÃO COM O GUARDIÃO DA FLORESTA

    Rita de Cássia Ferreira, Tatiana Bastos da Silva, Roberto Barcelos Souza
    166-186
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p166-186
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DE ELETROSTÁTICA VIA GOOGLE CLASSROOM

    Clemerson Santos da Silva, Alessandra Nascimento Braga, Manoel Januario da Silva Neto
    187-202
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p187-202
  • INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS AOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO

    Alessandra Nascimento Braga, Geize Cristina Vidal de Sá Barbosa, Francisca| Otavia da Silva
    204-217
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p204-217
  • HACIA UNA EVALUACIÓN FORMATIVA: COACHING ENTRE PARES PARA LA RETROALIMENTACIÓN DOCENTE EN CHILE

    Auristela Del Carmen Hormazabal Soto, Delany Sánchez Cariaga, Almendra Hernández Cid
    218-236
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p218-236
  • VIRTÙ, FORTUNA E REALISMO POLÍTICO: MÉTODO E LIDERANÇA EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL: MÉTODO E LIDERANÇA EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL

    Lelio Braga, Gilvania Alves, Aline Braga
    237-249
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p237-249

Pautas Insubmissas

  • O ESCRITOR NORDESTINO E A TRANSGRESSÃO

    Wellington Amâncio Da Silva
    250-262
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p250-262
  • PARA UMA CRÍTICA DO EMPREENDEDORISMO COMO IDEOLOGIA RACISTA: ANÁLISES MARXISTAS E O NEXO ESTUDOS DE BRANQUITUDE E CTS

    Hemerson Moura, Andrea Maila Voss Kominek
    263-287
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p263-287
  • UMA INTERSECÇÃO ENTRE MATERNIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E CAPITALISMO: LIÇÕES DO BRASIL E REINO UNIDO

    Roberta de Oliveira Barbosa, Deise Aparecida Peralta
    288-310
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p288-310
  • O PEQUENO ASTRONAUTA, DE JEAN-PAUL EID

    Luana Ciecelski, Sheila Correa Soares, Ângela Cogo Fronckowiak
    311-320
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p311-320