INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS AOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p204-217

Mots-clés :

autismo, inclusão, escolarização

Résumé

Este trabalho de pesquisa tem como proposta o estudo do aluno com transtorno do espectro autista na rede regular de ensino e o processo de escolarização, apresentando este processo na rede regular, detalhando o perfil do aluno e suas particularidades, o professor e seu papel neste contexto. O tema é bastante relevante já que o tema é contemporâneo, e através de uma pesquisa por artigos, repositório do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e livros, foi possível compreender que os desafios encontrados são muitos, porém é possível incluir. Como já mencionado o professor é muito importante no processo, e quando ele está engajado em fazer com que o aluno se desenvolva ele adapta recursos, ele cria meios para transformar a sala de aula em ambiente aconchegante e acolhedor, por isso, a capacitação e contínuo aperfeiçoamento e aprimoramento é essencial.

Bibliographies de l'auteur-e

Alessandra Nascimento Braga, Universidade Federal do Pará/Campus de Ananindeua - Faculdade de Física

Professora Adjunta III da Universidade Federal do Pará/Campus de Ananindeua - Faculdade de Física

Geize Cristina Vidal de Sá Barbosa, Instituto Federal Minas Gerais

Especialista em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva pelo Instituto Federal Minas Gerais. Licenciada em Física pelo Campus de Ananindeua da Universidade Federal do Pará

Francisca| Otavia da Silva, Centro Universitário Claretiano

Licenciada em Pedagogia, Centro Universitário Claretiano

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Publié-e

2025-10-05

Comment citer

Nascimento Braga, A., Vidal de Sá Barbosa, G. C., & Otavia da Silva, F. (2025). INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS AOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO. Revista Debates Insubmissos, 8(29), 204–217. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p204-217

Numéro

Rubrique

Dossiê - Educação e Ciências: práticas de ensino, reflexão e diálogo na alfabetização científica.

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