“CÍRCULO DE CULTURA” FREIREANO: ESPAÇO DIALÓGICO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins -Campus Araguaína
  • Karolina Martins Almeida e Silva Universidade Federal do Tocantins -Campus Araguaína
  • Matheus Pereira Lobo Universidade Federal do Tocantins -Campus Araguaína

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p10-20

Palavras-chave:

Legado freireano, Palavras-geradoras, Educação libertadora.

Resumo

 

RESUMO

O legado de Paulo Freire inspira ações para o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades e escolas públicas brasileiras. Neste artigo, discutimos as contribuições do “círculo de cultura” sobre a vida e as obras freireanas a partir de uma dinâmica de reciprocidade de conhecimentos e experiências, fundamentadas na problematização e na sua pedagogia libertadora. Observamos o envolvimento dos participantes no movimento dialético (teoria e prática) na reflexão de suas próprias ações pedagógicas, a partir de “palavras-geradoras”.

Palavras-chave: Legado freireano; Palavras-geradoras; Educação libertadora.


Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 63.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FRIGOTTO, Gaudêncio. “ESCOLA SEM PARTIDO”: IMPOSIÇÃO DA MORDAÇA AOS EDUCADORES. e-Mosaicos, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 11 - 13, jul. 2016.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. O adeus e o legado de Paulo Freire. Revista de Educação. In.:______. A História das Idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 2.ed. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 1999.

Downloads

Publicado

2019-02-09

Como Citar

Nakashima, R. H. R., Silva, K. M. A. e, & Lobo, M. P. (2019). “CÍRCULO DE CULTURA” FREIREANO: ESPAÇO DIALÓGICO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Revista Debates Insubmissos, 2(4), 10–20. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p10-20

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.