REFLEXÕES SOBRE UM CURRÍCULO ARGILOSO E O POTENCIAL DA EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES E MOVIMENTOS SOCIAIS EM DEFESA DO SUS

Grasiele Nespoli, Vera Joana Bornstein, Irene Goldschmidt

Resumo


RESUMO

Trata-se de uma reflexão sobre a construção curricular do curso de aperfeiçoamento de Educação Popular em Saúde, promovido pela SGEP/MS e coordenado pela EPSJV/FIOCRUZ. Construído coletivamente, o currículo fundamenta-se nas ideias de Paulo Freire e orienta-se pelos seguintes princípios: diálogo, problematização, amorosidade, construção compartilhada do conhecimento, participação democrática e popular. A sistematização dessa experiência indica a riqueza da educação popular, considerando sua porosidade ao imprevisível, à experiência dos sujeitos e à realidade dos diversos territórios onde o curso acontece.

 


Palavras-chave


Educação Popular em Saúde; Agentes de Saúde; Currículo

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BORNSTEIN, Vera et al (org.). Guia do curso de aperfeiçoamento de educação popular em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2016. Disponível em http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/guia_edpopsus.pdf, acesso em agosto de 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (Pneps-SUS). Diário Oficial da União, Brasília, n. 255, seção 1, p. 62-63, 20 nov. 2013. Disponível em: http://sintse.tse.jus.br/documentos/2013/Nov/20/portaria-no-2-761-de-19-de-novembro-de-2013 . Acesso em agosto de 2018.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª. Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

_______. Extensão ou comunicação?7ª. Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

_______. Pedagogia do Oprimido. 44ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

JARA, Oscar H. Sistematização de experiências, prática e teoria: para outros mundos possíveis. Brasília, DF: Cotag, 1a. Edição, 2012.

CARRILLO, Alfonso Torres. A Educação Popular como prática política e pedagógica emancipadora. In: STRECK, Danilo R. e ESTEBAN, Maria Teresa. Educação Popular: Lugar de construção social coletiva. Petrópolis, Ed. Vozes, 2013.




DOI: https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p48-59



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.