INSPIRAÇÕES FREIREANAS PARA O MÉTODO CONTRA-HEGEMÔNICO DA SOCIOPOÉTICA

Eugênia de Paula Cordeiro, Ana Márcia Monteiro, Monaliza Holanda dos Santos

Resumo


RESUMO

Neste ensaio teórico nos propomos a apresentar as influências freireanas na Sociopoética enquanto método de pesquisa contra-hegemônico e mais, especificamente: situar a Sociopoética no âmbito da contra hegemonia; articular aspectos do pensamento freireano e as orientações básicas da Sociopoética. Com o propósito de dignificar as vozes oprimidas e a integralidade do ser humano, a Sociopoética visa fomentar a conversão de olhares e atitudes remetendo-nos constantemente ao pensar político-pedagógico de Paulo Freire.

Palavras-chave: Sociopoética; Contra-hegemonia; Paulo Freire.


Palavras-chave


Sociopoética; Contra-hegemonia; Paulo Freire.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GAUTHIER, Jacques et al. Uma pesquisa sociopoética: o índio, o negro e o branco no imaginário de pesquisadores da área de educação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.

_____. A questão da metáfora, da referência e do sentido em pesquisas qualitativas: o aporte da sociopoética. Revista Brasileira de Educação. n. 25. p.127-142, Jan/Fev/Mar/Abr. 2004.

_____. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. 1ª ed. Curitiba, PR: CRV, 2012.

_____. Sociopoética e Formação do Pesquisador Integral. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v.4, n. 1, p. 78-86, 2015.

MENEZES, Marília Gabriela de; SANTIAGO, Maria Eliete. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pro-Posições, v. 25, n. 3 (75), p.45-62, set./dez. 2014.

SILVEIRA, Lia Carneiro et al. A sociopoética como dispositivo para produção de conhecimento. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.12, n.27, p.873-81, out./dez. 2008.




DOI: https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p73-82



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.