RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA

Autores/as

  • Jairo Barduni Filho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Laura Rocha Lopes Ex aluna do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n5.p61-78

Palabras clave:

Relação, Família Escola, Desenvolvimento

Resumen

Este estudo tem como objetivo fazer uma breve análise dos encontros e desencontros entre duas instituições sociais, a instituição escolar e a família e como, histórica e socialmente, foram sendo construídos papéis e representações sobre os sujeitos de cada instituição, em especial, o professor e o aluno como representantes desses encontros e desencontros. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica sobre o conceito de família e escola. Não foi a intenção propor soluções a partir dessa revisão, mas, sim, suscitar questionamentos que foram sendo construídos ao longo das leituras.

Biografía del autor/a

Jairo Barduni Filho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutorado Sanduíche na Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Interesses de pesquisa: Masculinidades; Cotidiano Escolar; Teoria do currículo; Escola Família Agrícola, Gênero e Sexualidades; Didática e Estágios supervisionados.

Citas

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família/Philippe Ariès; tradução de Dona Flaksman. – 2º. ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2006.

BRASIL, Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. NOGUEIRA, Maria Alice Nogueira; Catani, Afrânio. (Orgs) Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Tradução: Maria Ferreira; revisão e tradução – Odaci Luiz Coradini – Petrópolis: Vozes, 2009.

BURGOS, Marcelo Baumann e ROSSI, Laura. O valor da educação escolar para as famílias: confronto entre a percepção dos responsáveis e o senso comum escolar In: BURGOS, Marcelo Baumann. (Org). A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. São Paulo: Garamond Universitária, 2014.

FERRARI, Mario. & KALOUSTIAN, Silvio Manoug. A importância da família. In: KALOUSTIAN, Silvo Manoug (Org.). Família brasileira: a base de tudo. São Paulo: Cortez: Brasília, DF: UNICEF, 2002.

GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: amor, sexo e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Ed. Unesp, 1993.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas 2010.

_________________. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, Nayara Hakime Dutra de. Recomeçar: família, filhos e desafios [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 236 p. ISBN 978-85-7983-036-5.

PAROLIM, Isabel. As dificuldades de aprendizagem e as relações familiares. Livro da 5ª Jornada de Educação do Norte e Nordeste. Fortaleza, 2003, p.91-99.

PORRECA,Wladimir. Famílias recompostas: casais católicos em segunda união. 2004. 135 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2004.

SZYMANSKI, Heloisa. Viver em família como experiência de cuidado mútuo: desafios de um mundo em mudança. In: Serviço Social & Sociedade, São Paulo, ano 23, n.71, p.9-25, set. 2002.

VASQUEZ, A.S. Filosofia da Práxis. 2º edição. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1968.

Publicado

2019-05-02

Cómo citar

Filho, J. B., & Lopes, L. R. (2019). RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA. Revista Debates Insubmissos, 2(5), 61–78. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n5.p61-78

Número

Sección

Artigos Livres

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.