EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM GESTÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIAS EM GESTÃO SOCIAL

Thais Soares Kronemberger, Riyuzo Ikeda Junior

Resumo


O artigo insere-se na temática sobre a interface entre gestão social e extensão universitária tendo como principal objetivo analisar uma experiência de cursos de formação e cidadania em temas, como gestão de projetos comunitários em sustentabilidade ambiental, conselhos municipais e economia solidária desenvolvidos, desde 2011, no âmbito do Laboratório de Transferência de Tecnologia em Gestão Social. Ressalta-se que o projeto de extensão universitária teve início em 1990 pelo Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro na transferência de tecnologia social de gestão para moradores e lideranças comunitárias de diversos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A metodologia adotada baseia-se na pedagogia emancipatória de Paulo Freire (2005), a filosofia de trabalho com comunidades de Clodovis Boff (1986), as formas de transferência de tecnologia social do Instituto de Tecnologia Social (ITS) e a pesquisa-ação de Michel Thiollent (1988). Desde a instalação do laboratório em tecnologia social destaca-se a constituição de uma rede de pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior  (IESs) do estado do Rio de Janeiro na realização dos cursos de extensão; a produção de materiais didáticos sobre as temáticas dos cursos de extensão; a elaboração de projetos comunitários para o enfrentamento de problemáticas ambientais; a qualificação dos participantes para atuação em conselhos gestores, e também na formação em economia solidária.


Palavras-chave


gestão social; extensão universitária; pesquisa-ação

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DOI: https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n6.p97-118



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