O USO DE CARTAS NA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE DE INSUBORDINAR-SE CRIATIVAMENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p32-58

Palavras-chave:

Insubordinação Criativa, Cartas na Pesquisa Científica, Dialogicidade.

Resumo

Neste texto, discutimos a importância de nos insubordinarmos criativamente enquanto pesquisadores quanto à escrita e ao formato de apresentação de nossas pesquisas. Partindo do que pressupõe o Movimento da Insubordinação Criativa na Educação Matemática, trazemos reflexões sobre a necessidade de o Educador/ Pesquisador se questionar sobre os padrões de escrita e de apresentação existentes em sua área e buscar espaços para produzir formas de fazer. O que desencadeia esse texto é, também, a necessidade de enriquecimento da discussão sobre o uso de cartas para apresentar uma pesquisa científica. Assim, apresentamos uma possibilidade do uso de cartas na apresentação de uma tese na Educação Matemática. Para tanto, exibimos uma justificativa para nossa escolha, partindo do que pressupõe a Insubordinação Criativa para, na sequência, tratar do uso de cartas em si, justificando os caminhos percorridos até chegarmos nesta proposta. O objetivo aqui é o de fomentar novas possibilidades de escrita e formato de apresentação de pesquisas e de identificar as contribuições quanto ao uso de cartas nessa atividade, em especial, quando se trata da dialogicidade que essa escolha pode trazer para pesquisador junto ao seu leitor.

Biografia do Autor

Fernanda Marchiori Grave, Instituto Federal do Paraná, campus de Barracão

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009), Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela UNINTER (2011) e Especialista em Educação Matemática UAB/UEPG (2013), mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática?PPGECM da UFPR (2017), linha de pesquisa Educação Matemática. Doutoranda pela UNIOESTE pelo PPCECEM, linha de Educação Matemática. Atualmente trabalha como professora (DE) do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Campus Avançado Barracão. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Toledo

Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio, desde agosto de 2015; do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel, desde abril de 2017 e do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT) da UTFPR, Toledo, desde março de 2018. Possui Licenciatura em Matemática (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Foi diretor da regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 2013 a 2019 e Diretor-Geral do Câmpus Toledo da UTFPR de 2018 a 2021. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM) e atua principalmente no curso de Licenciatura em Matemática do câmpus Toledo da UTFPR. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, especialmente nos temas Modelagem Matemática, Criatividade e Metacognição.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - USP (2008), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2002), Bacharel em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1996 e 1999, respectivamente). É também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Professor Associado na Unioeste, campus de Cascavel, atua no Bacharelado em Ciência da Computação e como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp).

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Publicado

2024-01-29

Como Citar

Grave, F. M., Vertuan, R. E., & Boscarioli, C. (2024). O USO DE CARTAS NA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE DE INSUBORDINAR-SE CRIATIVAMENTE. Revista Debates Insubmissos, 6(23), 32–58. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p32-58

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