Percepção dos maus tratos infantis pelos estudantes de Odontologia da UFPB
Keywords:
maus – tratos infantis, negligência infantil, violência, estudantes de odontologiaAbstract
OBJETIVO: verificar a percepção dos maus-tratos infantis pelos alunos do sexto e décimo períodos do curso de graduação de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba. METODOLOGIA: o estudo foi do tipo quantitativo, descritivo de corte transversal, utilizando-se um questionário semi-estruturado em 61 estudantes. RESULTADOS: a maioria dos acadêmicos soube definir maus tratos adequadamente, 53,8% dos alunos do 3º. ano e 70,4% do 5º. ano. A fratura dental foi o sinal bucal mais citado pelos alunos do 3º (24,2%) e do 5º. ano (24,4%); assim como, o hematoma o sinal corporal mais relatado por ambos os grupos, correspondendo respectivamente a 32,3% e 27,8%. Menos da metade da amostra (41%) responderam saber o que fazer diante casos de maus tratos infantis; o órgão de defesa e proteção mais citado, por ambos os grupos foi o Conselho Tutelar 84,62% (3º. ano) e de 70% (5º. ano). Em relação às informações recebidas sobre abuso infantil durante toda a graduação: 30% dos alunos do 5º. ano disseram que contribuíram para sua futura vida profissional, 90% relataram que estas informações foram insuficientes para se ter uma adequada conduta diante de casos de maus-tratos infantis e 86,7% gostariam de receber capacitação extra sobre o tema. CONCLUSÃO: apesar dos alunos do 5º. ano apresentar uma percepção mais profunda sobre a definição, diagnóstico e conduta diante maus tratos infantis observa-se a importância de maior espaço ao tema no currículo do curso de Odontologia, bem como a necessidade de uma educação continuada após a graduação.Downloads
Published
2011-08-11
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Artigo Original