Percepção dos maus tratos infantis pelos estudantes de Odontologia da UFPB

Autores/as

  • Eliane Batista de Medeiros Serpa UFPB
  • Aretha Aliny dos Santos UFPB

Palabras clave:

maus – tratos infantis, negligência infantil, violência, estudantes de odontologia

Resumen

OBJETIVO: verificar a percepção dos maus-tratos infantis pelos alunos do sexto e décimo períodos do curso de graduação de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba. METODOLOGIA: o estudo foi do tipo quantitativo, descritivo de corte transversal, utilizando-se um questionário semi-estruturado em 61 estudantes. RESULTADOS: a maioria dos acadêmicos soube definir maus tratos adequadamente, 53,8% dos alunos do 3º. ano e 70,4% do 5º. ano. A fratura dental foi o sinal bucal mais citado pelos alunos do 3º (24,2%) e do 5º. ano (24,4%); assim como, o hematoma o sinal corporal mais relatado por ambos os grupos, correspondendo respectivamente a 32,3% e 27,8%. Menos da metade da amostra (41%) responderam saber o que fazer diante casos de maus tratos infantis; o órgão de defesa e proteção mais citado, por ambos os grupos foi o Conselho Tutelar 84,62% (3º. ano) e de 70% (5º. ano). Em relação às informações recebidas sobre abuso infantil durante toda a graduação: 30% dos alunos do 5º. ano disseram que contribuíram para sua futura vida profissional, 90% relataram que estas informações foram insuficientes para se ter uma adequada conduta diante de casos de maus-tratos infantis e 86,7% gostariam de receber capacitação extra sobre o tema. CONCLUSÃO: apesar dos alunos do 5º. ano apresentar uma percepção mais profunda sobre a definição, diagnóstico e conduta diante maus tratos infantis observa-se a importância de maior espaço ao tema no currículo do curso de Odontologia, bem como a necessidade de uma educação continuada após a graduação.

Biografía del autor/a

Eliane Batista de Medeiros Serpa, UFPB

Professora Adjunta da Disciplina de Odontopediatria, Departamento de Clínica e Odontologia Social, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba.

Aretha Aliny dos Santos, UFPB

Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal da Paraíba, Aluna do Curso de Especialização de Ortodontia do Nucleo de Estudos e Aperfeiçoamento Odontológico (NEAO).

Publicado

2011-08-11

Número

Sección

Artigo Original