Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

     

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

     

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

     

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. Não deverão ser utilizados notas de rodapé e cabeçalho.

     

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista EM TEIA é um veículo de publicações científicas, incluindo artigos que apresentem pesquisas científicas concluídas nas áreas de Educação Matemática e de Tecnologias e Educação, assim como em áreas correlatas. Os trabalhos devem ser originais, que não tenham sido publicados em outro periódico.  As políticas de publicação da revista, incluindo orientações sobre o processo de avaliação, ética, boas práticas de pesquisa e o uso de ferramentas de IA generativa, estão disponíveis na seção 'Sobre a Revista'.

São aceitos trabalhos redigidos em português e inglês, nas seguintes modalidades:

  • Artigos que apresentem pesquisas científicas devem ter objetividade e clareza (de 15 a 25 páginas). Para orientações de formatação clique aqui para acessar o template do artigo.
  • O artigo tem a participação e colaboração de no máximo 5 autores , sendo  pelo menos um dos autores doutor, com o ORCID iD de todos os autores e os dados completos (nome, instituição/afiliação, e-mails, formação/titulação, país e biografia). O endereço do ORCID deve ser informado no sistema da revista sem o "S" (http://) e pode ser obtido gratuitamente no link https://orcid.org/register.  Exemplo: http://orcid.org/0000-0000-000-0000).
  • Para garantir a diversidade e equilíbrio nas publicações, a revista publicará somente artigo do mesmo autor nos números regulares com intervalo de seis meses entre as publicações. No caso dos números temáticos ou edições especiais, a regra não se aplica.
  • Só serão encaminhados para avaliação os artigos que apresentarem todos os campos de dados preenchidos, com os nomes e dados de todos os autores, incluindo o ORCID. Na biografia, os autores deverão informar a sua última titulação ou formação em andamento (mestrando em ..., doutorando em...).
  • Caso o artigo seja aprovado, o (s) autor(es) enviarão, junto com a versão final do artigo, a declaração de revisão de linguagem realizada por um profissional da área (modelo disponível aqui). A versão em inglês do modelo também está disponível.
  • No caso do uso de ferramentas de IA Generativa, o (s) autor(es) enviarão uma declaração após a aprovação do artigo. Modelo disponível em português e inglês.

SÍNTESE DAS CONFIGURAÇÕES

A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). A paginação deverá ser feita no alto, à direita.

O título do trabalho deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, letras maiúsculas e espaçamento 1,5. Somente a letra inicial e nomes próprios devem usar letra maiúscula.  A seguir, o título (e subtítulo, se houver) em Língua Inglesa, centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e itálico.Após o título (e subtítulo), recuado à direita, deve estar o nome dos autores (fonte tamanho 12, negrito e espaçamento simples), titulação e a identificação da instituição a que pertencem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) e ORCID (fonte tamanho 10 e espaçamento simples).

ATENÇÃO: A identificação dos autores só será inserida na versão final do texto, caso o artigo seja aceito. A versão enviada no momento da submissão não deverá conter os nomes dos autores ou qualquer informação que possibilite a identificação.

O trabalho científico em forma de artigo deve conter um resumo em português e o resumo correspondente em língua inglesa, com um máximo de 15 linhas (250 palavras) em espaço simples e uma relação de cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho apresentadas em português e em língua inglesa. Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado.

A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). É necessário conter introdução e conclusão ou considerações finais.

De acordo com a norma ABNT NBR 14724, tabelas, quadros e ilustrações devem ser numerados consecutivamente e mencionados ao longo do texto.

  • Tabelas: utilizadas para a apresentação de dados numéricos, devem ser elaboradas sem linhas verticais e sem fechamento nas laterais.
  • Quadros: empregados para organizar dados numéricos e textuais, devem conter linhas verticais e horizontais, com fechamento completo nas laterais.
  • Ilustrações: compreendem gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, entre outros elementos visuais. Conforme a ABNT, todos esses itens são classificados como figuras.

O título ou legenda das tabelas, quadros e ilustrações deve ser posicionado na parte superior do elemento, com fonte tamanho 12 e espaçamento simples. A indicação da fonte é obrigatória, mesmo nos casos em que o material seja de autoria própria, devendo ser apresentada com fonte tamanho 10.

As ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto, preferencialmente nos formatos GIF ou JPG, garantindo qualidade e legibilidade.

As citações e as referências deverão ser organizadas de acordo com as orientações  mais recentes da ABNT.

O template da revista está disponível aqui.

 

Artigos em revistas

MACHIAVELLI, Josiane; CAVALCANTE, Patricia Smith. Theoretical-Practical Principles for the Design of Massive Open Online Courses (MOOCs).  Ana Afonso; Lina Morgado; Licínio Roque. (Org.). Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models. Hershey, PA: IGI Global, 2022, v.1, p.243-265. https://www.igi-global.com/gateway/chapter/298523

 

Livros
ALVES, Telma Panerai; CARVALHO, Ana Beatriz (Org.). Cultura digital e educação: pesquisas em novos cenários. Ebook, Recife: Editora da UFPE, 2024. 391p. https://editora.ufpe.br/books/catalog/view/906/906/3049

 

Capítulos de livro

CAVALCANTE, Nahum; BARROS, Anderson Henrique; TEIXEIRA, Maria Joseane; MONTEIRO, Carlos; CARVALHO, Liliane. O Letramento Estatístico em Contextos Sócio-Político-Culturais: contribuições a partir da trajetória do Gpemce.  Giordano, Cassio Cristiano; Kistemann Junior, Marco Aurélio. (Org.). Panorama da produção acadêmica dos grupos de pesquisa em Educação Estatística vinculados ao GT212-SBEM. Ebook, São Paulo: Akademy, 2024, v.1, p. 10-25. https://xxxxx

Dissertações e teses

LUNA, Luan Costa. Ensino e aprendizagem de amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, 260 p. Recife, 2023. https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54797/1/TESE%20Luan%20Costa%20de%20Luna.pdf


Trabalhos apresentados em Anais de Congressos

FERREIRA, Alessandra; MEDEIROS, Kátia. Representações Semióticas em Problemas de Equação do 1º Grau. 6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Campina Grande-PB, 2024. https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/800995-representacoes-semioticas-em-problemas-de-equacao-do-1-grau/



Ao enviar os trabalhos para publicação, o (s) autor (es) está (ão) automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais da Revista EM TEIA e, além disso, assumindo que o texto, bem como as ilustrações e tabelas são de sua inteira responsabilidade.

Os artigos deverão ser enviados via eletrônica por meio do sistema da revista. Os artigos aceitos deverão passar por uma revisão de linguagem profissional como condição para a sua publicação na revista. Os autores terão até 15 dias após o comunicado de aceite para enviar a versão final revisada acompanhada de uma declaração do revisor de linguagem.

ROTEIRO PARA PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS

Para realizar a submissão, é necessário estar cadastrado no sistema da revista. Caso ainda não tenha cadastro, faça-o e preencha todos os campos obrigatórios. A ausência dessas informações impedirá a distribuição do manuscrito submetido para avaliação.

Após concluir o cadastro, clique em "Enviar Submissão" e inicie o processo, seguindo os passos abaixo:

1º passo:

  • Escolha o idioma do manuscrito (português ou inglês);
  • Selecione a seção Artigos;
  • Assinale os itens de concordância com as políticas e diretrizes da revista;
  • Aceite a política de direitos autorais da revista.

2º passo:

  • Envie o arquivo do artigo.

3º passo:

  • Preencha os metadados do artigo: título, subtítulo, resumo, palavras-chave (em português e em inglês) e referências.

4º passo:

  • Confirme o envio da submissão.

 

É imprescindível preencher os metadados de TODOS os autores e anexar o artigo sem identificação dos autores e considerando o Template da Revista Em Teia.

ARTIGOS

Nesta seção serão publicados artigos inéditos que discutam resultados de pesquisas e ensaios teóricos das áreas de Educação Matemática e de Tecnologia na Educação.

Número Temático Veredas Digitais - Vol.15, N.2, 2024

VEREDAS DIGITAIS: CAMINHOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS BASES E DIRETRIZES NA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Os caminhos para efetivação do Complemento de Computação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) das Licenciaturas, reforçam o debate sobre tecnologia educacional, assim como trazem à tona a necessidade de um aprofundamento crítico sobre a integração das tecnologias digitais na educação nos contextos do desenvolvimento do pensamento computacional, dos mundos digitais e da cultura digital. Nesse cenário, o ciberespaço emerge como um campo fértil para a exploração de novas metodologias, práticas e teorias que possam enriquecer o processo educativo. O tema "Veredas Digitais: caminhos para implementação das Bases e Diretrizes na Tecnologia Educacional" busca refletir sobre esses cenários junto a estudos que abordem a implementação e os impactos das tecnologias digitais, destacando as linhas de pensamento computacional, mundo digital e cultura digital estabelecidas pela BNCC. Além disso, visa explorar como as diretrizes das licenciaturas podem contribuir para uma formação inicial e continuada dos docentes para a educação básica, alinhada com as demandas tecnológicas contemporâneas, com foco na aplicação da BNCC de Computação nas escolas.

Neste contexto, convidamos pesquisadores interessados para contribuir com este número temático da EM TEIA, Revista Iberoamericana de Educação Matemática e Tecnológica, com artigos entre 15 e 20 páginas que sigam as diretrizes para publicação da revista e que contem com contribuições que dialoguem sobre como as tecnologias educacionais podem ser problematizadas, considerando Bases e Diretrizes na Tecnologia Educacional. Serão bem-vindos artigos que explorem temas como:

a) Games na Educação; b) Cultura Pop e Educação; c) Cibercultura e educação; d) Mídias Digitais e Redes Sociais; e) Pensamento Computacional; f) Mundo e cultura digital; g) EaD, MOOCs e Ensino Híbrido; h) Cultura da Convergência e Inteligência Coletiva; i) Movimento Maker na Educação; e j) Políticas Públicas e o Plano Nacional de Educação Digital

Número temático Didática da Matemática: pesquisas, avanços e perspectivas - Vol17 - n.2

Nesse contexto, a seção temática “Didática da Matemática: pesquisas, avanços e perspectivas”, da EM TEIA, tem como propósito receber artigos científicos que discutam investigações em Didática da Matemática, desenvolvidas em sala de aula ou em outros espaços, como a formação de professores e a produção de livros didáticos. Espera-se que tais trabalhos sejam fundamentados na análise dos processos e fenômenos didáticos e que possam contemplar aspectos cognitivos e linguísticos, desde que em diálogo com a problematização dos objetos de saber em foco. São igualmente bem-vindos estudos que considerem diferentes conteúdos matemáticos, bem como suas inter-relações com saberes de outros campos do conhecimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.