Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
-
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
-
URLs para as referências foram informadas quando possível.
-
O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. Não deverão ser utilizados notas de rodapé e cabeçalho.
-
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
ARTIGOS
Nesta seção serão publicados artigos inéditos que discutam resultados de pesquisas e ensaios teóricos das áreas de Educação Matemática e de Tecnologia na Educação.Número Temático Veredas Digitais - Vol.15, N.2, 2024
VEREDAS DIGITAIS: CAMINHOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS BASES E DIRETRIZES NA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Os caminhos para efetivação do Complemento de Computação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) das Licenciaturas, reforçam o debate sobre tecnologia educacional, assim como trazem à tona a necessidade de um aprofundamento crítico sobre a integração das tecnologias digitais na educação nos contextos do desenvolvimento do pensamento computacional, dos mundos digitais e da cultura digital. Nesse cenário, o ciberespaço emerge como um campo fértil para a exploração de novas metodologias, práticas e teorias que possam enriquecer o processo educativo. O tema "Veredas Digitais: caminhos para implementação das Bases e Diretrizes na Tecnologia Educacional" busca refletir sobre esses cenários junto a estudos que abordem a implementação e os impactos das tecnologias digitais, destacando as linhas de pensamento computacional, mundo digital e cultura digital estabelecidas pela BNCC. Além disso, visa explorar como as diretrizes das licenciaturas podem contribuir para uma formação inicial e continuada dos docentes para a educação básica, alinhada com as demandas tecnológicas contemporâneas, com foco na aplicação da BNCC de Computação nas escolas.
Neste contexto, convidamos pesquisadores interessados para contribuir com este número temático da EM TEIA, Revista Iberoamericana de Educação Matemática e Tecnológica, com artigos entre 15 e 20 páginas que sigam as diretrizes para publicação da revista e que contem com contribuições que dialoguem sobre como as tecnologias educacionais podem ser problematizadas, considerando Bases e Diretrizes na Tecnologia Educacional. Serão bem-vindos artigos que explorem temas como:
a) Games na Educação; b) Cultura Pop e Educação; c) Cibercultura e educação; d) Mídias Digitais e Redes Sociais; e) Pensamento Computacional; f) Mundo e cultura digital; g) EaD, MOOCs e Ensino Híbrido; h) Cultura da Convergência e Inteligência Coletiva; i) Movimento Maker na Educação; e j) Políticas Públicas e o Plano Nacional de Educação Digital
Número temático Educação Financeira: v. 16 n. 2 (2025)
Número temático Educação Financeira no Brasil e na América Latina e Central: pesquisas, teorizações e avanços.
Número temático Didática da Matemática: pesquisas, avanços e perspectivas - Vol17 - n.2
Nesse contexto, a seção temática “Didática da Matemática: pesquisas, avanços e perspectivas”, da EM TEIA, tem como propósito receber artigos científicos que discutam investigações em Didática da Matemática, desenvolvidas em sala de aula ou em outros espaços, como a formação de professores e a produção de livros didáticos. Espera-se que tais trabalhos sejam fundamentados na análise dos processos e fenômenos didáticos e que possam contemplar aspectos cognitivos e linguísticos, desde que em diálogo com a problematização dos objetos de saber em foco. São igualmente bem-vindos estudos que considerem diferentes conteúdos matemáticos, bem como suas inter-relações com saberes de outros campos do conhecimento.
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.