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2010

v. 1, n. 1 (2010)

Este é o primeiro número da Revista EM TEIA e nele publicamos textos de autoria de professores convidados, escolha que teve como critério o fato destes serem pesquisadores que apresentaram seus trabalhos no EDUMATEC, durante os dois primeiros anos de implantação. São pesquisadores com atuação na área de educação matemática e tecnológica, tanto no âmbito local como internacional.

O texto da professora Claude Comiti toma a observação de classe como elemento importante para o pesquisador da didática da matemática entendendo ser este uma ferramenta didática privilegiada para interpretação de eventos em sala de aula.

O texto de Cristiane Pessoa e Rute Borba, refletindo dados de uma pesquisa de campo, discute a importância do desenvolvimento do raciocínio combinatório na escolarização básica, atentando para a necessidade de se considerar os diferentes significados e interpretações das situações combinatórias.

O artigo dos professores Hernán Vera e Gonzalo Farah, dentro da perspectiva de divulgação da produção latino-americana que a Revista EM TEIA se propõe, analisa o uso de tecnologias digitais na implementação de uma inovação curricular em matemática, em escolas públicas do Chile. Os autores apontam que a introdução das tecnologias digitais não é suficiente para que tal inovação aconteça. Para isto, é preciso que haja um modelo curricular onde a tecnologia se integre de forma natural, envolvendo professores e alunos em estratégias diversificadas.

O artigo de Oliveira e Mercado discute o trabalho docente na educação online trazendo dados de uma pesquisa de campo em um curso específico, a partir da ação e das concepções dos tutores. A situação específica destes professores é tomada como um caso determinado, levando estes sujeitos a almejarem uma regulamentação específica para eles.

O texto de Padilha e demais colaboradores traz uma análise específica da chamada docência online, a partir da teoria das coreografias didáticas. Este modo de compreender a docência online é vista pelos autores como uma forma de dinamizar a aprendizagem neste ambiente específico, abrindo novas oportunidades para a prática docente.

O artigo de Magina, Santos e Merlini problematiza a questão da divisão nas séries iniciais do ensino fundamental, analisando dados de uma pesquisa com alunos destas séries, querendo verificar suas estratégias e desempenhos na resolução de questões de divisão.

O artigo de Proulx e Bednarz discute práticas de formação de futuros professores de matemática, questionando seu sentido para estes estudantes.

Portanto, os textos desta edição discutem tanto questões específicas da prática escolar, como elementos organizadores desta prática, promovendo novas formas de entender e mesmo interpretar a prática pedagógica. Desta forma, este número inaugural da Revista EM TEIA abre o leque de possibilidades para o conhecimento e aprofundamento da educação matemática e tecnológica na América Latina com destaque para o Brasil.